segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

As enchentes de ontem e hoje no Bem Passado


No Programa Bem Passado desta terça-feira (01/03), as enchentes de ontem e hoje no Grande ABC. O jornalista Fábio Silva Gomes e o comentarista Sérgio Piola recebem, às 19h em http://www.tvabcd.com.br/, o arquiteto Pedro Paulo Copeinski, autor de diversos projetos para prevenção de enchentes e estabilização de encostas, candidato a prefeito de São Bernardo do Campo nas eleições de 2000.

Pedro é autor do célebre projeto "piscininha", que discorre sobre a retenção individual de água no solo impermeabilizado e a necessidade de infiltração nos lençóis freáticos, impedindo os alagamentos que hoje tanto assolam o ABC e São Paulo. Nascido em São Bernardo, na Linha Capivari (Riacho Grande), pertence a uma das principais famílias da cidade, que iniciou a industrialização da região com as serrarias. Como funcionário público, participou de diversas gestões e realizou diversos projetos em SBC, inclusive a urbanização de favelas.

Isso e muito mais no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

A partir da escrita, transmitir sua mensagem. Literatura no Bem Passado



O Programa Bem Passado da última terça-feira, 22/02, com apresentação do jornalista Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Pìola falou sobre literatura. E trouxe ao estúdio, que agora está com novo layout, duas escritoras: Sônia Belloto, psicóloga por formação, idealizadora da Fábrica de Textos, e a jovem Thayná Cajaíba Correa, que estréia no mundo das letras com o romance Alice.

No bate-papo, que se tornou possível agora, com os dois entrevistados ocupando o estúdio ao mesmo tempo, muitas idéias, muitas experiências e muitas dicas àqueles que sonham em ser escritores. Sônia, de São Caetano, lançou seu primeiro livro em 2000 e hoje é referência com seu livro "Você já pensou em escrever um livro?". Sônia já teve a obra publicada em diversos países é a precursora no Brasil do curso de escrita criativa, muito comum nos EUA.

Thayná, moradora de São Bernardo do Campo, tem 15 anos de idade. É autora do romance Alice, e já prepara novos projetos. Alfabetizou-se aos 4 anos de idade, coincidentemente com a mesma idade de Sônia. Com uma visão ampla do mundo e do futuro, bem superior à sua tenra idade, Thayná é um exemplo para os jovens que desejam enveredar por esse caminho das letras.

Um pouco mais sobre a história, a opinião, as mensagens e as dicas das entrevistadas você pode acompanhar pelo http://www.clubetvabcd.com.br/, que exibe o programa na íntegra. Agradecemos a todos que fazem com que, a cada dia, mais pessoas assistam e comentem o nosso Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Bairro Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo/SP). Estiveram presentes, como convidados, a família de Thayná Cajaíba e o amigo Helio Ribeiro da Silva Filho.

Serviço:

FÁBRICA DE TEXTOS - http://www.fabricadetextos.com.br/


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Hoje é dia de literatura no Programa Bem Passado

No Programa Bem Passado de hoje, literatura! O jornalista Fábio Silva Gomes e o comentarista Sérgio Piola recebem, às 19h em http://www.tvabcd.com.br/. a escritora Sônia Belloto, da Fábrica de Textos, em São Caetano do Sul, e a escritora juvenil Thayná Cajaíba, de 15 anos de idade.

Sônia é psicóloga por formação e escritora desde 2000. Proprietária da Fàbrica de Textos, oferece o curso de escrita criativa e hoje auxilia àqueles que, assim como ela, tinham o sonho de enveredarem no mundo dos livros. Vai contar um pouco sobre sua experiência e sobre sua obra mais famosa: "Você já pensou em escrever um livro"?

Thayná se alfabetizou aos quatro anos de idade e tem na escrita sua maneira de transmitir suas idéias e sentimentos em palavras. Já ganhou dois prêmios consecutivos de literatura na escola onde estuda, atualmente cursando o terceiro ano do ensino médio. Concluiu sua obra "Alice", que deseja muito publicar, e é um exemplo para os jovens que gostam desta senda literária.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

História de famílias, política, farmácia e homeopáticos no Bem Passado


O Programa Bem Passado da última terça-feira (15/02) girou em torno de um tema bem inusitado: a história de duas famílias do Grande ABCD e suas farmácias. Marcelo e Simone Gallina, de São Caetano do Sul, vieram representando a Pharmácia São Judas Tadeu, no bairro Cerâmica, de propriedade de seu saudoso pai, Moacyr Gallina, que foi por três vezes vereador na cidade. Ana Lígia Assunção Casa veio representando o casal Wilson Casa e Fernanda Assunção Casa, proprietários da Farmácia Força Vital, que começou trabalhando com produtos homeopáticos em São Bernardo do Campo e hoje atua em três endereços, inclusive um em São Caetano do Sul.

A pharmácia, com ph, da família Gallina, foi fundada em 1961 e, neste 2011, completa 50 anos de existência. É administrada hoje por Moacyr Gallina Júnior, que continua o trabalho do pai no conceito de comércio familiar. Marcelo e Simone Gallina falaram sobre as dificuldades de se manter um comércio de bairro com tantas grandes redes se instalando na região. Também falaram do orgulho em ter o nome do pai, o ex-vereador Moacyr Gallina, na UBS do Bairro Cerâmica.

Ana Lígia Assunção Casa nasceu em janeiro de 1987, pouco antes da farmácia, fundada em março do mesmo ano. Praticamente nasceu dentro da farmácia, e jamais pensou em exercer outra profissão. Explicou a diferença entre os alopáticos, fitoterápicos e homeopaticos, falou sobre a manipulação, os medicamentos genéricos e a atividade do farmacêutico em geral. Falou sobre sua família, em que o pai e a mãe são farmacêuticos, sendo que o pai trabalhou no laboratório do Exército Brasileiro. Aos 24 anos de idade, idade da Farmácia Força Vital, demonstrou bastante conhecimento.

Assista ao programa na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Os herdeiros da família e da farmácia no ABC

O Programa Bem Passado, com apresentação de Fábio Silva Gomes e Sérgio Piola, recebe nesta terça-feira, às 19h, em http://www.tvabcd.com.br/, os herdeiros de duas famílias do ABC, bem como de suas farmácias. Isso mesmo: Marcelo Gallina, advogado, é filho de Moacyr Gallina, vereador na cidade de São Caetano do Sul por três vezes, e um dos herdeiros da tradição da Farmácia São Judas Tadeu, fundada em 1961 e, portanto, há 50 anos. Ana Ligia Assunção Casa, farmacêutica, herdou também a profissão dos pais e praticamente nasceu dentro da Farmácia Homeopática Força Vital, que hoje possui 24 anos de existência.

Hoje você vai conhecer um pouco dessas duas famílias e duas histórias. Marcelo, filho mais novo de um clã de cinco filhos, leva na memória a lembranças do pai atuante na saúde da cidade, como vereador e como conselheiro de todos, na farmácia. Ana Lígia vive o legado, como a filha que quis seguir com o trabalho tão bem feito pelos pais Wilson e Fernanda, com unidades em São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Homeopatia? Fitoterápicos? Alopatia? Manipulação? Tudo isso, com uma dose de história do ABC, no Bem Passado de hoje.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Dedicado à Ribeirão Pires, Bem Passado recebe Mário Nunes


O Programa Bem Passado - apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola - recebeu na semana passada (08/02) o químico e político Mário Nunes, candidato a prefeito de Ribeirão Pires em 2008 pelo PT (Partido dos Trabalhadores). Na ocasião, Mário falou sobre sua vida pessoal e política, desde que, chegado de Barretos-SP, chegou em Ribeirão Pires em 1966, aos 15 anos de idade.

Residente no centro da cidade, sua chegada e de sua família deveu-se à construção da Rodovia SP-148 (Índio Tibiriçá). Mário foi também funcionário público e Secretário Municipal na gestão da ex-prefeita Maria Inês. Foi um dos pensadores do que hoje é o Festival do Chocolate da cidade, e é um idealista de sua expansão, focando também a regionalidade.

Nos bastidores, esteve presente o espectador Lucas Alexandre Negri Mascaro, que acompanhou os apresentadores na Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Bairro Nova Petrópolis - SBC)

Assista o programa na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/

Hitler Adolf é o convidado do Programa Bem Passado


No último dia 01/02, o Programa Bem Passado - o melhor pedaço da memória do Grande ABCD recebeu o aposentado Hitler Adolf De Luca, morador de São Bernardo do Campo, irmão de Benito Mussolini De Luca e João Franco Vargas De Luca.

Os nomes incomuns, escolhidos pelo pai, o italiano Umberto De Luca, causaram situações intempestivas durante toda a vida dos filhos, por se tratarem de ditadores europeus. Hitler nos conta que, certa vez, foi impedido de fazer uma cirurgia num hospital de São Paulo por conta do nome, quando ainda era criança.

O programa tratou de casos no ABC e mostrou como as pessoas podem mudar seus nomes se estiverem se sentindo constrangidas com eles.

Ao final, todos foram para a pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC). Estiveram presentes a jornalista Paula Marcondes e Luciane Ballock, que acompanharam também no estúdio.

Assista na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/


terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

'Meu nome é HITLER', no Bem Passado de hoje

O Programa Bem Passado - o melhor pedaço da memória do Grande ABCD - desta terça-feira (01/02/11), com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, às 19h em www.tvabcd.com.br traz um assunto diferente: nomes exóticos. E a figura central do programa será um senhor de 77 anos, nascido e morador de São Bernardo do Campo: Sr. Hitler Adolf De Luca.

Comerciante aposentado, irmão de Duce Mussolini Benito De Luca e João Franco Vargas De Luca, já falecido, falará sobre essa "homenagem" feita por seu pai, o italiano Umberto De Luca. O apresentador falará sobre outros nomes presentes em algumas famílias do ABC e casos engraçados acontecidos na cidade.

Além de Hitler, há espalhados pela cidade 'Getúlios Vargas' e outros figurões de nossa história. Acompanhe ao vivo e comente!

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Da Vila Conceição`à Diadema, no Bem Passado


O Programa Bem Passado da última terça recebeu um dos maiores memorialistas do município de Diadema-SP. Walter Adão Carreiro, 71 anos, é um apaixonado pela história da cidade, onde vive desde sua infância. Das 2,2 mil ruas do município, sabe o significado de todas elas, e faz questão de propagar a história, para que não mais se apague.

A antiga Vila Conceição pertencia a São Bernardo e foi emancipada na década de 60. Seu primeiro prefeito, o saudoso Evandro Caiaffa Esquivel, era um grande apaixonado pela cidade. Foi na casa da esposa de Evandro, Sylvia Ramos Esquivel, que surgiu a idéia em Carreiro de iniciar suas pesquisas pela cidade, em 1989.

Dono de vasto acervo e de estupenda memória, Walter Adão Carreiro é a figura mais lembrada quando se fala em história de Diadema. Deve lançar seu livro em breve - o primeiro, sobre o significado das ruas. Em seguida, já há outro em andamento, sobre suas próprias memórias.

Acompanhe o programa na íntegra e todos os anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/