terça-feira, 29 de março de 2011

Jornalismo, ecologia e Paranapiacaba


O Programa Bem Passado, apresentado por Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, traz hoje (29/03) aos estúdios da TV ABCD, às 19h, o jornalista Vicente Lamarca, morador de São Bernardo e um amante incondicional da ecologia e da Vila de Paranapiacaba. O programa é exibido ao vivo em www.tvabcd.com.br .

Vicente é autor do livro "A História de Paranapiacaba" e lança, no dia 2 próximo, o livro "As aventuras de Piteco, o ecologista". Tendo como cenário a Vila de Paranapiacaba, onde será lançado, em meio ao Festival do Cambuci, o livro infanto-juvenil conta a história de um menino ecologista, e faz o leitor viajar por cenários como as cidades de Bertioga, Ilha Comprida, Iguape e outras, valorizando bastante o contato com a natureza e sua preservação.

Jornalista, Vicente trabalhou no Diário do Grande ABC e foi o editor do Jornal O Pau da Missa, de Paranapiacaba. Histórias de São Bernardo e da Vila de Paranapiacaba você confere hoje, no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!


Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias  

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br  

Mudança de planos: Meio Ambiente e Vila de Paranapiacaba

Devido a problemas na agenda do entrevistado japonês, adiantamos o assunto da próxima semana. Sendo assim, hoje o Programa Bem Passado recebe o jornalista Vicente Lamarca, falando sobre a causa ambiental, a Vila de Paranapiacaba e seu mais recente livro, "As Aventuras de Piteco", que tem como cenário a vila e como tema o meio ambiente.

Lamarca reside em SBC e é um dos diretores da ONG Mãe Natureza. Trabalhou no Diário do Grande ABC e foi editor do jornal O Pau da Missa, de Paranapiacaba. Escreveu também um livro sobre a história da vila.

Assista e comente às 19h em http://www.tvabcd.com.br/ no nosso Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Um pedaço do Japão no Grande ABCD!


O Programa Bem Passado, exibido ao vivo toda terça-feira às 19h na TV ABCD (http://www.tvabcd.com.br/) fala na data de hoje (29/03) sobre o Japão e sua influência no Grande ABCD, sobretudo em SBC. O jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola entrevistam Arthur Nakahara, presidente da União das Associações Nipo-Brasileiras de São Bernardo do Campo.

Nakahara coordena os diversos núcleos e associações espalhados pela cidade (Rudge Ramos, Mizuho, no Bairro Cooperativa, e outras). Vai falar sobre tradição, cultura, preservação da memória e comentar sobre os episódios recentes que ocorreram em território japonês nos últimos dias e o impacto que a tragédia causou.

Tudo isso e muito mais no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/


Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - http://www.portalguiaabc.com.br/  

Bem Passado também é programa de índio!


O Programa Bem Passado da última semana (22/03) falou sobre um tema que para muitos é motivo de curiosidade no Grande ABC: os índios em nossa região. O jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola receberam o ambientalista e descentente de indígenas Heitor Lasso Gonçalves, o Heitor Kaiová.

Heitor Karai Awá Ruvixá, como é seu nome de batismo na aldeia, falou sobre as comunidades indígenas Tenondé Porã e Krukutu, na divisa de São Bernardo do Campo (Riacho Grande, região do pós-balsa) com São Paulo (distrito de Parelheiros, região de Santo Amaro, Zona Sul da capital). A tribo Krukutu dá origem ao nome do Bairro Curucutu, na divisa. Falou também sobre os costumes, tradições e o projeto "Índios na Cidade", que visa agregar melhor os índios que estão morando dentro dos municipios do Grande ABC e que tem o apoio do Consórcio Intermunicipal das sete cidades.

Dentre os assuntos, também estavam palavras com origem tupi, os índios da Amazônia e a construção de usinas em áreas indígenas, totalmente reprovável na opinião do ambientalista. Devido ao trânsito na cidade de São Bernardo no dia da exibição do programa, Heitor participou do segundo e terceiro blocos. No primeiro, o convidado foi Evandro Clóves, apresentador do Programa Morada da Viola, que é exibido na TV ABCD logo após o Bem Passado. Evandro falou sobre a cultura caipira/sertaneja e comentou sobre algumas curiosidades da região do Grande ABCD e São Bernardo do Campo, principalmente, onde mora o apresentador.

Ao final, todos fomos para a Pizzaria Bel Mangiare, que está na Avenida Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo-SP

NOTA: Nosso produtor, Leandro Giudici, não esteve no dia do programa, devido ao falecimento de sua avó, Maria Thereza. Os demais membros da equipe enviaram os votos de pesar à família do amigo.

Veja o programa na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

terça-feira, 22 de março de 2011

No Bem Passado desta semana, os indígenas no Grande ABC



Você sabia que há índios no Grande ABC? E que há uma reserva mais próxima do que se imagina? A região, outrora habitada por indígenas e que possui tantos nomes deles derivados (Jurubatuba, Capuava, Tijucussu e outros) ainda possui representantes gentios, dentre aqueles que são descendentes e os que vivem nas aldeias na divisa com a Zona Sul da Capital Paulista (Parelheiros, região de Santo Amaro, em áreas de preservação ambiental).

 Falando sobre este assunto tão importante na história do Grande ABC, hoje o jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Pìola recebem o ambientalista e descendente de índios Heitor Lasso Gonçalves, que vai nos falar um pouco sobre as aldeias Tenondé-Porã e Krukutu, limítrofes com São Bernardo do Campo. Esta última, inclusive, é a responsável pelo nome do Bairro Curucutu, um dos pós-balsa, no distrito de Riacho Grande.

Origens, nomes, cultura e tradições indígenas às 19h de hoje (22/03), no Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/


Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

segunda-feira, 21 de março de 2011

A paixão pelo automobilismo em duas gerações no Bem Passado




O Programa Bem Passado da última terça-feira, 15/03, falou sobre um assunto que encanta diversas gerações. Convidados pelo jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola, estiveram nos estúdios da TV ABCD o designer de automóveis Anísio Campos e o produtor e cineasta Jorge Pezzolo.

Ém um estúdio novo, diferente do usual, Campos e Pezzolo foram colocados num mesmo bate-papo, falando sobre o mesmo assunto com a visão de gerações diferentes. Anísio, mente brilhante do design de automóveis brasileiro, contou desde o início de sua carreira, chegando aos tempos áureos do "sonho do brasileiro em fazer automóveis", numa época que não havia importação. Estávamos falando de Puma, Santa Matilde, Gurgel, Puma, Dacon e outras.

Idealizador do Dacon 828, o "avô" do Mercedes-Benz Smart, Campos também correu de automóvel. E conviveu com grandes feras, como Emerson Fittipaldi e José Carlos Pace, o Moco.

Pezzolo, da geração anos 80, é descendente de uma das mais tradicionais famílias do ABC, que foi proprietária, na primeira metade do século XX, da Fábrica de Geladeiras Álgida, uma das primeiras do país. Formado em artes cênicas pela ECA/USP, é um apaixonado por automobilismo, "fanático por velocidade", como se descreve em seu site Pezzolo.TV, idealizado há quatro anos e que começou como um hobby para potencializar o debate do esporte fora das telinhas.

O programa foi divulgado pelas redes sociais da TV ABCD, da Pezzolo.TV e do Portal Guia ABC.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC)

Você pode acompanhar o programa na íntegra pelo site http://www.clubetvabcd.com.br/

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!



terça-feira, 15 de março de 2011

Hoje tem automobilismo no Bem Passado


Às 19h em www.tvabcd.com.br, o Programa Bem Passado de hoje (15/03) fala sobre automobilismo! Apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes com comentários de Sérgio Piola, trará para os estúdios Jorge Pezzolo, que se apresenta como "Fanático por Automobilismo" em sua Pezzolo TV, e Anísio Campos, um dos designers de automóveis mais conceituados do país em sua época.

Pezzolo nasceu em Santo André e é formado em artes cênicas pela ECA/USP e atua com cinema e teatro. Amante incondicional do automobilismo, é idealizador da Pezzolo TV, que existe há 4 anos e cobre os principais eventos automobilísticos: Fórmula 1, Fórmula Indy, Rally Dakar, Truck e Porsche Cup. Vai falar sobre as diferenças, o automobilismo na atualidade, seus gostos e como se tornou uma referência na área nas redes sociais. Seu amor maior é pela Fórmula 1.

Como membro de uma das mais tradicionais famílias do ABC, Pezzolo também falará sobre a Fábrica de Geladeiras Álgida, pertencente ao seu avô Giuseppe Pezzolo, uma das primeiras indústrias do ramo no Brasil, instalada em Santo André. Anterior à fase das geladeiras elétricas, a Álgida funcionava de maneira quase artesanal, com uma pedra de gelo que precisava ser reposta.

Anisio Campos é uma lenda do automobilismo brasileiro. Designer de automóvel dos mais conceituados, é referência quando se fala de carros esportivos dos anos 1950 a 1980, sendo o centro deste período seu grande auge. Além de ter produzido automóveis de corrida como o AC e o Carcará, Anísio também desenhou os modelos da Dacon e fala com maestria das pequenas indústrias brasileiras de carrocerias que tanto fizeram bem para a história automotiva do país na época: Miura, Bianco, Lafer, Santa Matilde, Puma, Malzoni, Gurgel  e tantas outras.

Campos também correu em Interlagos e coleciona histórias com pilotos como José Carlos Pace, Emerson Fittipaldi e diversos de várias épocas. Hoje, e já há muitos anos, Anísio reside em São Bernardo do Campo.

Tudo isso e muito mais você vê hoje, no Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/ 

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog:http://www.programabempassado.blogspot.com/ 

Comunidade no orkut:http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875  

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias 

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Bem Passado fala sobre enchentes que assolam região


No último dia 1º de Março, o Programa Bem Passado falou sobre um tema que tem estado bastante em alta nesta época do ano. Aproveitando como mote o incidente de que, pouco antes, o Programa Bem Passado ao vivo não pode ser exibido por conta de um alagamento, o entrevistado da data foi o arquiteto Pedro Paulo Copeinski, falando sobre as enchentes da região do ABCD no passado e no presente.

Copeinski nasceu em São Bernardo, na região do Curucutu, em 1950. Ingressou na prefeitura de São Bernardo ainda adolescente, aposentando-se por ela em 1991. Arquiteto, foi responsável pelo projeto de diversas pontes, estabilização de encostas e urbanização de favelas. É inventor e um estudioso da área de precipitações pluviométricas e combate às enchentes, sendo seu mais célebre projeto a "piscininha", que são caixas de contenção de água individuais a serem construídas para reversão da água das chuvas de volta para o solo em residências, comércios e indústrias.

Falando sobre seus projetos, Copeinski também falou um pouco sobre a história da cidade, que acompanhou de perto, e sobre as enchentes que presenciou no decorrer da vida. Alertou sobre os riscos do aumento das chuvas - já que, para o que choveu no passado, está chovendo pouco. "Como as cidade estão saturadas, hoje existe pouca chuva e muito alagamento", disse.

Pedro Paulo Copeinski foi candidato a prefeito de São Bernardo do Campo pelo extinto PGT (Partido Geral dos Trabalhadores), em 2000. Ao final, todos foram para a pizzaria Bel Mangiare, na avenida Paulo Afonso, 136 - Bairro Nova Petrópolis - São Bernardo. Além do entrevistado, do jornalista Fábio Silva Gomes, que apresenta o programa, do comentarista Sérgio Piola e do produtor Leandro Giudici, também acompanharam na pizzaria os amigos Bruna Molon Grotti (jornalista) e André Felipe Baptista.

Assista na íntegra ao programa, bem como todos os anteriores, em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD