terça-feira, 26 de abril de 2011

Bem Passado é coisa de cinema!



O Programa Bem Passado desta terça-feira (26/04), no ar ao vivo pela TV ABCD (www.tvabcd.com.br) às 19h, apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, vai da sua telinha para a tela do cinema! Os entrevistados serão o cineasta José Milton Santos e o empresário do ramo de transmissão de filmes Tércio Antonio Nelli.

José Milton Santos, ou apenas Milton Santos, nasceu em Brumado-BA. Em sua cidade natal, trabalhava para o dono do cinema local, colando placas na rua divulgando os filmes em cartaz. Em troca, ganhava pedaços de filmes quebrados dos rolos, e exibia enquanto sua mãe estava na igreja. Montou um projetor com madeira e os óculos velhos da mãe, fazendo a alegria da molecada do bairro com as pornochanchadas, sucesso na época.

Chegou no ABC em 1985, depois de ter morado em cidades como Embu das Artes-SP. Morador de São Bernardo do Campo, foi cartazista do extinto Hipermercado Disco, e passou por diversas outras empresas, mas jamais deixou seu gosto por cinema. Em 2001, comprou sua primeira câmera e começou a filmar o bairro. Sua obra prima foi feita anos mais tarde: um documentário sobre um outro bairro de São Bernardo, a Vila São Pedro, com o qual ganhou o prêmio VAI São Bernardo, por estar promovendo a cultura. Milton e o filho mantém a MS Filmes.

Tércio Antonio Nelli, nascido no interior paulista, reside em São Bernardo desde muito jovem. Em 1977, abriu seu primeiro cinema, o Cine Rudge Center, no bairro Rudge Ramos. Era o auge dos cinemas de rua., em que funcionavam no ABC cinemas importantes como o São Bernardo e o Havaí (em SBC), o Tangará e o Studio Center (em Santo André), o Lido, o Cine Max e o Cine Victória (em São Caetano). Dois cinemas conhecidos em São Bernardo, o Cine Anchieta e o Cine Boreal, já não existiam mais.

Os cinemas de rua foram mantidos até a chegada dos shoppings, que com modernas salas de exibição de filmes em seus complexos aposentaram a velha forma de cine no ABC, que eram mais simples. O fenômeno aconteceu em todo o país, sendo poucos os cinemas de rua que ainda sobrevivem. Tércio, nos anos 2000, tentou mais uma experiência, com o Cine Popular. Atualmente, o Cine Popular e os outros que Tércio dirige apenas exibem filmes adultos.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias  

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br  

No Bem Passado nº 30, um raio X do ABCD com Daniel Lima


Bem Passado de número 30, apresentado na terça-feira passada, 19/04, pelo jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola, foi um dos mais polêmicos da história do programa. Nas perguntas respondidas pelo entrevistado Daniel Lima, jornalista de prestígio na região, opiniões carregadas de fatos e informações que permeiam a sociedade do nosso Grande ABCD.

Daniel Lima começou sua carreira no jornalismo aos 15 anos de idade, no interior de São Paulo. Trabalhou em diversos veículos de comunicação da capital e, em nossa região, no Diário do Grande ABC e alguns outros. Em 1990, fundou a Revista Livre Mercado, que ficou sob seu comando durante 19 anos. Hoje, administra a revista eletrônica Capital Social, atualizada diariamente no site www.capitalsocial.com.br .

Do alto de seus quase 50 anos de jornalismo, Daniel fez jus às 30 edições do Programa Bem Passado para falar sobre os últimos 30 anos pelos quais passou o ABC. Explanou sobre essa história recente, mas também disse muito sobre a atualidade, passou pelos temas administração e política, e questionou a quantidade de tempo em que alguns mandatários estão à frente das entidades de classe de suas categorias: Valter Moura, da ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) e Milton Bigucci, da ACIGABC (Associação das Construtoras e Incorporadoras do Grande ABC). Desafiou-os, inclusive, a um debate.

Falou também sobre alguns assuntos abordados em seu Capital Social e sobre a atuação pífia do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, que chama de "Clube dos Prefeitos". Em termos de regionalidade, explicou seu termo "Complexo de Gata Borralheira", título de um de seus livros e que fala como o ABC se comporta em relação a São Paulo (capital).

Assim foi o Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD, que você pode assistir na íntegra pelo site www.clubetvabcd.com.br

Estiveram conosco, na Pizzaria Bel Mangiare, após o programa, os amigos Lucas Alexandre Negri Mascaro, Elenice Negri, Vanda Alchevsky e Juliano de Oliveira.



terça-feira, 19 de abril de 2011

Capital Social no Bem Passado!




O Programa Bem Passado desta terça-feira (19/04), ao vivo às 19h em www.tvabcd.com.br entrevista uma das mais conhecidas figuras jornalísticas do Grande ABCD. Fábio Silva Gomes e Sérgio Piola trazem aos estúdios Daniel Lima, fundador da Revista 'Livre Mercado', do IEME (Instituto de Estudos Metropolitanos) e do site 'Capital Social - Leitura para ser impressa'.

Daniel iniciou na Revista Cinelândia e na Rádio Luz de Araçatuba, ainda bem jovem. Com mais de 45 anos de carreira, passou por veículos da região, como o Diário do Grande ABC, e dirigiu por 19 anos a Revista Livre Mercado, que figurou por muitos anos como uma das principais revistas da região. Hoje, no Bem Passado de número 30 (é, chegamos lá!), Daniel Lima falará sobre regionalidade, os avanços do Grande ABC e sua leitura crítica do momento atual das sete cidades. Sem o jornalismo "fastfoodiano", como ele diz, de que o papel jornal vira lixo no dia seguinte.

Autor dos livros Complexo de Gata Borralheira,Meias Verdades, República Republiqueta e Na Cova dos Leões, Daniel abrilhantará com sua "leitura para ser impressa" o nosso "melhor pedaço da memória do Grande ABCD".


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias  

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br 



Um raio X dos transportes coletivos no ABC, com Adamo Bazani


O Programa Bem Passado da última terça-feira (12/04) recebeu a visita de um aficcionado por ônibus, conhecido por seu acervo e seu conhecimento acerca das empresas do ABC e sua história. Fábio Silva Gomes e Sérgio Piola entrevistaram o jornalista Adamo Bazani, da CBN, que mantém o blog Ponto de Ônibus (www.blogpontodeonibus.wordpress.com).

Adamo falou sobre o passado dos ônibus no ABC, as empresas famíliares e algumas viações já extintas (Príncipe de Gales e Padroeira do Brasil, por exemplo). Explicou a pintura saia-e-blusa, opinou sobre as padronizações de pintura e da colocação de micro-ônibus e micrões em linhas regulares (nas quais se extingue a figura do cobrador). Falou um pouco sobre sua história de vida pessoal e um pouco sobre os transportes coletivos em São Paulo, passando por Olavo Setúbal, Jânio Quadros, Luiza Erundina e Marta Suplicy.

Por fim, houve um bate-papo sobre carrocerias e chassis, e a apresentação de algumas miniaturas, como de ônibus da EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André); Leblon, vencedora da licitação em Mauá; a extinta paulistana CMTC; e a conhecidíssima Viação Cometa, entrando na seara dos transportes de turismo.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC). Agradecemos a presença dos amigos Hélio Ribeiro da Silva Filho, Lucas Alexandre Mascaro, Juliano de Oliveira e David Zamory Cukiermann Adão.

Assista ao programa na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD.




segunda-feira, 11 de abril de 2011

Uma volta pelo passado do ABCD, de ônibus!


Nesta terça-feira (12/04) às 19h em www.tvabcd.com.br, o Programa Bem Passado, com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, irá dar uma volta pelo passado do Grande ABC, de ônibus! O entrevistado será o jornalista Adamo Bazani, um entusiasta dos transportes da região.

Bazani se dedica com afinco à história dos transportes públicos nas sete cidades e reúne vasto acervo de fotografias antigas e atuais. Em seu trabalho, seja na rádio CBN ou no blog Ponto de Ônibus (http://blogpontodeonibus.wordpress.com/), trata do assunto com maestria e muito bom gosto. É um dos principais pontos de referência dos busólogos da região metropolitana de São Paulo.

Se você utilizou ou utiliza os ônibus de cidades como Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá ou as demais, não pode perder esta semana o Programa Bem Passado. Itinerários, carrocerias e muita história no melhor pedaço (e melhor trajeto!) da memória do Grande ABCD! 


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias  

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br  

Grande ABCD também tem histórias de pescador!


O Programa Bem Passado da última terça-feira (05/04) mostrou uma realidade por muitos desconhecida na selva de pedra do Grande ABCD. Nossas cidades tem pescadores! No primeiro bloco, Fábio Silva Gomes e Sérgio Piola entrevistaram o pescador Adilson Soares e a responsável pela Capatazia Z-1 de Riacho Grande, São Bernardo do Campo, Vanderléa Rochumback. No segundo bloco, o entrevistado foi Alexandre Viola, do pesque e pague Sol Pescarias.

Proveniente de uma família que já está na quinta geração de pescadoras, Vanderléa Rochumback nasceu no Riacho Grande e morou os primeiros anos de sua vida numa embarcação, ali mesmo no bairro Tatetos. Com tenra idade, mudou-se para terra firme, e desde criança convive com a pesca. Hoje administra a Capatazia Z-1, que cataloga e representa os pescadores profissionais da região da Represa Billings. Articulada, ela falou sobre a evasão dos pescadores para outras represas, as condições atuais dos pescadores profissionais do ABC, o material usado para pesca (iscas, barcos e equipamentos de trabalho) e deu uma pincelada sobre a família Rochumback, de origem alemã, e um pouco da história do pós-balsa, em São Bernardo.

O pescador Adilson Soares também mora no bairro Tatetos, numa localidade que, depois da construção do rodoanel, só pode ser acessada pela Rodovia dos Imigrantes. O acesso pela balsa João Basso já não é mais possível: agora, só indo pela rodovia e pagando pedágio, ou de barco. Ele falou um pouco sobre o que é ser pescador e as dificuldades enfrentadas.

Alexandre Viola, da Sol Pescarias, vive a experiência iniciada pelo pai, que adquiriu terras na estrada do Capívari em 1958. Instalados desde 1964 na região, a família Viola possuía um Porto de Areia, dentre os tantos que chegaram a existir ali. O pesqueiro Sol Pescarias faz parte da recuperação ambiental da área do antigo Porto de Areia, já que toda a área degradada foi sendo aos poucos reflorestada e cuidada. Viola falou sobre pesca esportiva e a presença do lazer do tipo 'pesque & pague' na região do Grande ABC, sobretudo nas áreas de manancial da Billings (São Caetano, por exemplo, possui um pesqueiro municipal no meio da cidade, fugindo do roteiro tradicional, que engloba o Riacho Grande, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e parte de Santo André).

Ao final, apresentadores e convidados foram para a Pizzaria Bel Mangiare, que está na Avenida Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC.

Assista na íntegra o programa pelo site: www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD

Serviço:

Capatazia de Pescadores Z-1 (Riacho Grande) - capataziaz1@itelefonica.com.br
Sol Pescarias - www.solpescarias.com.br ou solpescarias@gmail.com

terça-feira, 5 de abril de 2011

Hoje tem pesca profissional e esportiva no Bem Passado!


Hoje, às 19h, em www.tvabcd.com.br, o jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola falarão sobre a pesca no Grande ABC, no Programa Bem Passado! Serão entrevistados Vanderléa Rochumback, da Capatazia Z-01 (pescadores de Riacho Grande), o pescador profissional Adilson Soares e Alexandre Viola, do pesqueiro Sol Pescarias.

Por conta da Represa Billings, o maior reservatório de água para consumo da América Latina, e que recentemente completou 86 anos de existência, o ABC sempre foi bastante procurado para a pesca, tanto profissionalmente como no lazer. Hoje em dia, a falta de peixes faz com que os pescadores profissionais procurem outras cidades, e resistem ao tempo os pesque-e-pague, para quem procura na pesca um lazer. Mas ambos sobrevivem e estão principalmente nas cidades com maior área de manancial (São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra). Para não ficar de fora, São Caetano do Sul adotou um "pesqueiro municipal".

Além da pesca, o ponto em comum dos entrevistados do programa de hoje é que todos residem na região do pós-balsa, em Riacho Grande, São Bernardo do Campo.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD, hoje com histórias de pescador!


Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias  

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br  

Ecologia e História no Bem Passado



Na última terça-feira (29/03), o Programa Bem Passado, com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola recebeu o jornalista Vicente Lamarca, que lançou no último dia 2 seu livro "As aventuras de Piteco, o ecologista". Infanto-juvenil, o livro tem como cenário São Bernardo do Campo, cidade onde o autor reside; Paranapiacaba, a vila que há alguns anos "adotou" como seu xodó; e diversas cidades, principalmente do litoral paulista.

Lamarca falou sobre sua vida em São Bernardo, um pouco de sua história de vida e sobre seu amor por Paranapiacaba, vila histórica pertencente ao município de Santo André. Falou sobre seus dois livros, este que está sendo lançado agora e "A História de Paranapiacaba", publicado em 2008 com o apoio da Petrobrás através da ONG que faz parte, a Mãe Natureza.

Na carreira jornalística, Lamarca passou pelos jornais Diário do Grande ABC, Diário Regional do ABCD e outros. Foi editor também do periódico O Pau da Missa, de Paranapiacaba.

Você pode acompanhar o programa na íntegra pelo www.clubetvabcd.com.br.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!