terça-feira, 30 de agosto de 2011

Osmar Santos, Claudio Fontana, Antonio Aguilar, Roseli Bueno e mais, no Bem Passado!


Com apresentação do jornalista Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, hoje, às 19h em www.tvabcd.com.br, o Programa Bem Passado traz ao ar uma das maiores feras do radialismo esportivo do século XX: Osmar Santos. O locutor, célebre pelas frases "parou por que? Por que parou?", "ripa na chulipa", "pimba na gorduchinha", "e que gol!" e outras, além de ter narrado jogos e gols importantíssimos na sua carreira, é um exemplo de superação. Após ter sofrido um grave acidente de automóvel em 1994, que deixou sérias sequelas, hoje se recupera e se dedica às artes plásticas, seu principal hobby.

Osmar faz parte do projeto "Objetos & Memórias em prol dos asilos carentes", tema central do programa, que realizará o lançamento de um livro contando a relação pessoal e emocional de pessoas comuns e ícones do cenário artístico e jornalístico com objetos diversos. Além de Osmar, estarão hoje no programa a empresária Roseli Bueno, uma das mentoras do projeto; o cantor e compositor Cláudio Fontana e o jornalista e produtor musical Antonio Aguillar. Cada um falará do objeto exposto no livro e um pouco de sua história pessoal. 

Osmar Santos foi um dos melhores narradores de futebol do rádio brasileiro. Trabalhou nas rádios Joven Pan, Record e Globo, além das redes de televisão Globo, Record e Manchete. Foi o locutor principal da Copa de 1986 no México pela Rede Globo, tendo como companheiros Galvão Bueno (2º locutor) e Luis Alfredo (3º locutor). Faziam parte da equipe comandada por Osmar na Rádio Globo, na fase de maior sucesso: Loureiro Júnior e Carlos Aymard (comentaristas), Fausto Silva, Roberto Carmona e Henrique Guilherme (repórteres de campo). E os também narradores: Oswaldo Maciel, Oscar Ulysses e Odinei Edson (esses dois últimos, seus irmãos). Osmar Santos teve uma participação importante como locutor dos comícios da campanha política de 1984 pelas Diretas Já.

Claudio Fontana, cantor e compositor, nasceu em 1945. É autor de diversas músicas conhecidíssimas, dentre as quais "Adeus, Ingrata" (sucesso da década de 1960, que vendeu mais de 100 mil cópias), "O Homem de Nazaré" e outras, sobretudo vários sucessos da Jovem Guarda.

Antonio Aguillar, nascido em 1929, foi repórter fotográfico do Jornal O Estado de São Paulo por 10 anos. Durante este período, tirou milhares de fotos, que hoje são temas de diversas exposições. Passou a trabalhar em 1960 com rádio e TV, passando pelas Rádios 9 de Julho, Excelsior (atual CBN) e Rádio Nacional. Na música, lançou diversos conjuntos, como The Jordans, The Jet Blacks, The Clevers (que depois passou a se chamar Os Incríveis), The Flyers e os cantores Sérgio Reis, Os Vips, Dick Danello, Tony Bizarro, René Dantas, Jean Carlo, George Freedman e alavancou a carreira artística do rei Roberto Carlos, ao recebê-lo de Chacrinha que o trouxe do Rio de Janeiro para fazer sua carreira em São Paulo.

Roseli Bueno é a responsável por mover toda a "trupe". No programa, ela falará um pouco mais sobre o livro Objetos e Memórias, a ser lançado no dia 2 de Outubro próximo, no Monte Castelo, em Mauá. Além dos nossos convidados do programa de hoje, participarão do livro Luiz Ayrão, Mamma Bruschetta, Agnaldo Timóteo, Sérgio Reis, Jair Rodrigues e outros (no próximo post, lista completa).

Acompanhe ao vivo, envie suas perguntas e comentários!

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Festa di San Bartolomeo é sucesso em São Bernardo!


No último dia 28/08 (domingo), aconteceu em São Bernardo do Campo a 54ª edição da Festa di San Bartolomeo, a mais tradicional comemoração da colônia italiana da cidade. A festa em honra ao santo, padroeiro de Chiozza, na região italiana da Toscana, ocorre anualmente no último domingo do mês de agosto no Parque Municipal Estoril e reúne os oriundi e descendentes do município e de toda a região, bem como famílias da capital, litoral e interior.

Após a tradicional missa, todos desceram para o quiosque principal, onde o almoço colaborativo e a música embalaram a festa até o final da tarde. Além dele, alguns outros quiosques também ajudavam a dar suporte à festa, como o do Coral Bicchieri D'Oro, o da Família Lunardi de São Bernardo do Campo e o da Família Lunardi de Mogi das Cruzes-SP. O prefeito Luiz Marinho esteve presente, bem como secretários, personalidades sociais e políticas da região. Painéis foram montados com fotos de famílias que participam da festa. Ao final da missa, como todo ano ocorre, foi lida pelo jornalista Fábio Silva Gomes a poesia comemorativa da festa, que você pode ler aqui, na íntegra:

IL SOGNO

Fábio Silva Gomes

Um sonho na vida, e a imagem de um novo mundo
Que o fez atravessar o oceano
Tentar a sorte, voltar, talvez, um dia
Do desconhecido continente americano

E tentar, com os oriundi, a guarida
E a segurança de estar por entre os seus
Na mala as roupas, poucas, quase nenhum pertence
O pão, e a confiança sempre em Deus

Viagem longa, cansativa, cheia de sonhos
Voltar à Itália? Talvez. De alguma maneira
Deixar o país não era fácil, pois ali
Ficara para trás sua vida inteira

Mas ele veio, já saudoso na viagem
Em condições que só o bravo enfrentaria
Trabalharia a duras penas, sol e chuva
Frio e calor, dia e noite, noite e dia

Vitorioso, aqui montou sua morada
Paese Brasile, terra de trabalhadores
Mas isto por congregar as várias pátrias
Seus ideais, suas lutas e labores

E o italiano, principalmente e sobretudo
Aqui venceu, e conseguiu, frutificou
Olhando o mundo e as maravilhas deste tempo
Vê-se com muita primazia o que criou

E fez com festa, com música, com bom vinho
Com a alegria de ser um "paesano"
Foi em frente, não teve medo de arriscar
Nosso bravo e persistente italiano

Famílias lindas ele criou, perpetuando
Sobrenomes, culturas e ideais
O italiano que se preza não para
Preserva a tradição, entretanto quer mais

E por ele, em sua homenagem, o aplaudimos
Por Deus abençoados, com São Bartolomeo intercedendo
Viva nossos antepassados, e deles a força
Responsável por tudo que está acontecendo!

Poesia comemorativa da 54ª Festa di San Bartolomeo - São Bernardo do Campo-SP





Bem Passado comemora um ano com festa!



No último sábado (27/08), o Programa Bem Passado comemorou com uma primorosa festa seu primeiro ano de atividades! No quiosque 40 do Clube MESC (Movimento de Expansão Social Católica), em São Bernardo do Campo, amigos, colaboradores e entrevistados se confraternizaram com churrasco, frango e polenta (esta última combinação, o carro chefe da gastronomia sambernardense).

Passaram pela festa, que durou toda a tarde, cerca de 100 pessoas. Durante o evento, diversos elogios e a presença de personalidades e da imprensa. Foi uma festa intimista e agregadora, um encontro de amigos, como é o próprio Programa Bem Passado.

Ao final da festa, foram realizados sorteios de brindes de parceiros e livros do próprio apresentador do programa, Fábio Silva Gomes. Curiosa e de destaque foi a presença do economista Carlos Adão, que pintou muros em todo o Brasil com seu nome (veja post neste blog) e que foi um dos primeiros entrevistados do Bem Passado. Por falar em primeiros entrevistados, o primeiro de todos eles, Leandro Giudici, também esteve presente. Isso além de Edson Dias (Papai Noel), Radamés Abrantes, Ricardo Fláquer, Alexandre Fláquer, Marcos Thomazini, Pedro Paulo Copeinski e outros que já se sentaram na cadeira do Bem Passado. Da imprensa, estiveram presentes o Clique ABC, Jornal União do ABC, Gazeta do ABCD e a própria TV ABCD, representada pela repórter Denise Zachi e pelos mantenedores da emissora, Mauricio e Luzinete Andriani.

Agradecemos a todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram da realização do evento. Também a colaboração do comentarista do programa, Sérgio Piola, que não esteve presente devido a outros compromissos, mas que sempre foi peça fundamental. Também aos divulgadores (Lucas Alexandre Negri Mascaro, Ana Claudia Souto - que viajou 1000km de SC para São Bernardo para prestigiar a festa - e outros) e, principalmente, àqueles que colocaram a mão na massa para fazer o evento acontecer. Entre empresas e famílias, nossos principais colaboradores foram:

Clube MESC (na pessoa de seu presidente, Roberto Garcia Fuentes, o Palhinha), Família Fláquer (Ricardo, Felipe e Alexandre), Família Thomazini (Marcos), Instituto Humanus (na pessoa do amigo Alexandre Chagas, assistido por Vanessa Pires, Silvana Chagas e Alexandre L. Chagas), Cachaçaria Cardoso (na pessoa do amigo Delto Cardoso) e Restaurante São Judas Tadeu Demarchi (na pessoa do amigo Albino Demarchi).

O MUITO OBRIGADO da Família Bem Passado a todos vocês!

Programa Bem Passado, há um ano, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Álbum de fotos no facebook: http://www.facebook.com/media/set/?set=a.212671922121195.59569.100001351669375&type=1

Galeria de fotos no álbum do Instituto Humanus - http://www.institutohumanus.com.br/?z=galeria&glid=13








Em programa comemorativo, o Grupo Pró-São Bernardo!



Em comemoração aos 458 anos da cidade de São Bernardo do Campo, celebrados dia 20 de agosto, o Programa Bem Passado da última terça-feira (23/08) entrevistou duas grandes figuras da sociedade sambernardense. Com o jornalista Fábio Silva Gomes e o comentarista Leandro Giudici, substituindo Sérgio Piola, estiveram nos estúdios os advogados Silvio Gomes Miranda e Amilcar Pezzolo.

Além de falar um pouco sobre seus históricos pessoais - Silvio Miranda, por exemplo, está completando 60 anos como consultor na área de transportes - ambos falaram sobre seu amor pela cidade e projetos, ingredientes que deram origem ao grupo Pró-São Bernardo, que já promoveu alguns encontros entre amantes da cidade com muito sucesso. Silvio, empresário, proprietário da SGM Consultoria, chegou a São Bernardo em 1945, logo após a emancipação político-administrativa da cidade (que a ela acrescentou a denominação "do Campo"). Naquela ocasião, existia um grupo chamado "Amigos de São Bernardo", que elegeu o primeiro prefeito, Wallace Simonsen. Sobre a comparação, que deixou os entrevistados lisonjeados, Silvio frisou: "Não temos conotação política. o que queremos é fazer o melhor pela cidade que amamos".

Amilcar Pezzolo, cerimonialista de destaque, jornalista e advogado, entrou para o grupo afim de auxiliar a parte de comunicação deste. Também empresário, proprietário da AEC Idiomas desde 1977, abraçou a ideia com afinco e determinação. Por esta razão, recebeu diversos elogios, bem como respondeu às perguntas dos espectadores.

Em clima de aniversário, já que o primeiro Bem Passado entrou no ar em 10 de agosto de 2010, o apresentador foi presenteado com uma caneta pelos entrevistados, como símbolo de sua carreira de escritor, autor de diversos livros, dentre os quais a série Origem das Famílias de São Bernardo. O programa pode ser visto na íntegra em www.clubetvabcd.com.br .

Programa Bem Passado, há um ano, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Acompanhou o programa nos bastidores o jornalista Léo Jr., do Clique ABC!



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

É festa! Programa Bem Passado comemora um ano!


Neste sábado, a partir do meio-dia, o Programa Bem Passado comemorará seu primeiro ano de existência!

Faremos um churrasco de confraternização e você está convidado!

Venha nos prestigiar e conhecer o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Data: 27/08/2011
Local: Clube MESC - Av. Robert Kennedy, 2113 - Bairro Assunção - São Bernardo do Campo-SP
Saída km 20,5 da Rodovia Anchieta - Quiosque 40
Informações: (11) 9525-0769

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Bem Passado comemora o aniversário da cidade com grupo Pró-São Bernardo

Na foto, Dr. Silvio Miranda é o segundo da esquerda para a direita. Arquivo pessoal.

O Programa Bem Passado desta terça-feira (23/08) vai especialmente falar sobre o aniversário de São Bernardo do Campo, comemorado no último sábado (20 de agosto). Apresentado por Fábio Silva Gomes, hoje com comentários de Leandro Giudici, trará aos estúdios dois advogados de nossa cidade: Silvio Gomes Miranda (há 60 anos na área de transportes) e Amilcar Pezzolo (atuando em diversos segmentos).

Nascido em 1937, graduado em Direito e Contabilidade, Silvio Gomes Miranda fixou residência em São Bernardo do Campo no ano de 1945, primeiro ano da emancipação da cidade. Passou a trabalhar com empresas de transporte coletivo em 1951, estando há 60 anos ininterruptos na função de consultor e relações públicas, com o intuito de preservar a qualidade dos serviços das empresas. É fundador e presidente da SGM, sua empresa de consultoria, e do grupo Pró-São Bernardo, do qual fazem parte Amilcar Pezzolo, Eduardo Ronchetti de Castro e outros nomes da sociedade sambernardense. O grupo visa sugerir melhorias para a cidade, bem como congregar os amantes do município.

Amilcar Pezzolo, nosso segundo convidado, nasceu em 1951. Filho do ilustre Prof. Dr. Carlos Pezzolo, assim como seu pai, foi criado sob princípios cristãos. Fundou em 1977 a AEC Idiomas, no centro de São Bernardo, em parceria com sua esposa. É formado bacharel em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (1976) e advogado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1987). Atuou como chefe de cerimonial da Câmara Municipal de SBC, além de fazer parte de diversas entidades.

Além das brilhantes carreiras dos convidados, o mote central do programa de hoje será o aniversário da cidade. As mudanças pelas quais a cidade passou, os planos e projetos e a vida do município você vê hoje, no Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Bem Passado fala sobre Polícia e Odontologia


Na última terça-feira (16/08), com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, o Programa Bem Passado falou sobre duas profissões distintas mas, neste caso, devido a história de vida de um dos convidados, complementares. Nos estúdios do programa, Marcos Thomazini, chefe de investigação do 1º DP de Diadema, e Marcos Alvarenga, policial civil e dentista, que divide seu tempo de trabalho com as duas profissões.

Com 203 anos de existência no Brasil, a Polícia Civil é a antiga Polícia Judiciária, trazida pelos portugueses para tomar conta da colônia. Thomazini falou sobre as diferenças de atribuições entre as polícias civil e militar, além de falar um pouco sobre a corporação, atuação hoje e histórias. Nascido em São Bernardo do Campo, descendente das famílias Primitz, Copeinski e Thomazini, Marcos revelou seu gosto pela polícia desde cedo. Prestando concursos e tendo passado tanto na militar quanto na civil, optou pela civil para seguir sua profissão. Fotografias de viaturas antigas e atuais foram exibidas durante o programa.

Marcos Alvarenga, mineiro de Montes Claros, foi criado em Belo Horizonte-MG. Largou o curso de Engenharia Elétrica na UFMG e veio para São Paulo na década de 1980. Entrou para a Polícia Civil nesse ínterim, e decidiu cursar Odontologia na Universidade Metodista de São Paulo. Seu objetivo era estudar aqui e retornar para Minas Gerais. No entanto, não foi isso que aconteceu. Alvarenga se apaixonou pela cidade e acabou aqui se instalando.Manteve consultório em Diadema e em São Bernardo do Campo, permanecendo com o último, mais próximo de sua residência. Hoje, trabalha na polícia no regime de plantões, e no resto do período atende seus pacientes no consultório. Já atendeu mais de 25 mil pacientes, gosta muito de ambas as profissões e, segundo ele, não troca São Bernardo, cidade onde, inclusive, se casou uma de suas filhas.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC)

Programa Bem Passado - Há um ano, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD
Assista na íntegra em www.clubetvabcd.com.br


sábado, 20 de agosto de 2011

Salve, São Bernardo!


Comemorando 458 anos de existência, São Bernardo do Campo é uma cidade de muitos dígitos: 11º lugar no PIB brasileiro, 406km² de área (sendo70% em área de manancial), uma população de cerca de 800 mil habitantes.

Nunca fui muito fã de números, mas, tendo por base apenas esse apanhado feito, é possível perceber facilmente o quanto a cidade cresceu. Ela, que surgiu pequena, em 1553, pelas mãos do bandeirante João Ramalho, tornou-se "terra mãe dos paulistas" (como diz em sua bandeira) por nascer antes da capital, São Paulo, cujos fundadores saíram desta nossa vila. De Santo André da Borda do Campo, tornou-se Villa de São Bernardo, pertenceu por 6 anos a Santo André e, em 1944, emancipou-se definitivamente. Passou a adotar a denominação atual: São Bernardo do Campo.

Vinte de agosto não é sua fundação, é a data do santo. A cidade que cresceu às margens do velho caminho do mar foi evoluindo com o tempo: foi capital do móvel, do automóvel, hoje é uma passarela de serviços. E tornou-se a cidade mais forte do Grande ABC com a chegada da Rodovia Anchieta (1947) e Rodovia dos Imigrantes (1970), um progresso sem precedentes para a velha vila.

Sou suspeito para falar, já que nasci nesta cidade e aqui realizei boa parte dos meus sonhos. Nossa população - uma mescla de migrantes e imigrantes, e seus descendentes - misturam o clima metropolitano trazido pela proximidade com a capital ao provincianismo que a cidade nunca perdeu. O "do Campo" ainda está lá: São Bernardo possui um "interior", uma "área rural". Aliás, aquele é um pedaço que amo, e que recomendo a todos que um dia conheçam.

Não quero deixar o texto longo e cansativo, por isso termino fazendo uma homenagem à cidade e a todos os amigos que nela estão presentes. Aqui tive o gosto de aprender muito, e continuamente passo este meu conhecimento por meio da rede, de minhas palestras e livros, além do Programa Bem Passado, do qual este blog é "filho". Vou colar abaixo um texto muito conhecido, sobre "o que é ser sambernardense", e depois, durante a semana, a lista das famílias que biografei em meu "Origem das Famílias de São Bernardo do Campo", que são 145 sobrenomes e, se Deus quiser, continuarei.

1 - Ter Estudado em Cursinhos do Tipo ''Profitec'', ou no Wallace ou João Ramalho;

2 - Pelo menos uma vez na vida ter feito vestibulinhos para ETE Lauro Gomes ou SENAI;

3 - Quando vai ao Centro da Cidade diz que vai para ''São Bernardo'';

4 - Ter ido pelo menos 550 vezes com a sua mãe e sozinho fazer compras na Marechal, na Lauro Gomes (shopping LG) ou no Shoppinho do Coração;

5 - Não Conhecer nada da história da cidade, a não ser que o aniversário dela é no ''20 de Agosto'';

6 - Sempre andar de Tróleibus;

7 - Zoar muito quem mora em Diadema;

8 - Conhecer todos os ônibus por números;

9 - Achar comum ser chamado de ''Batateiro'' e ainda por cima ter orgulho disso. E falar que quem mora em Santo André é ''Ceboleiro''.... 

10 - Fazer baladas na Avenida Kennedy, ter ido ao Bar do Grotti, viajado até o ¨ceramica¨. 

11 - Achar o povo de São Caetano arrogante, o de Santo André inferior e o de Diadema subdesenvolvido. 

12 - Saber que um dia vai acabar estudando em lugares como ''Metodista'', ''Direito São Bernardo'', ''Mauá'', ''FEI'', ''Fundação SA'', ''Colégio Brasilia'' , e outros... 

13 - Ficar puto quando os outros perguntam se você mora no interior... mais ao mesmo tempo justificar que pelo menos você mora pertinho da praia e de São Paulo . 

14 - Achar um charme o seu erre puxado, tipo porrrrrtaaaa... São Berrrrrrrrnardooooooo.......kkkkk 

15 - Adorar o Metrópole e achar que é um bom shopping. E lembrar que ele já foi Morita e chamá-lo de Shoppão. 

16 - Falar maravilhas da cidade para quem não a conhece e meter o pau nela entre seus colegas. Referir-se a ela como ''Bernô City''. 

17 - Saber que o PT foi fundado na cidade, que o Lula mora nela, e que tomou muita porrada da polícia do Maluf. 

18 - Dizer coisas como aqui é ''Capital do Automóvel'' ou ''Capital do Móvel''. 

19 - Ir sempre ao Estoril e achar normal nadar e pescar na Represa Billings.

- Tratar a Anchieta como uma avenida e sempre reclamar do trânsito do Km 18,do Km 23, e do viaduto que nunca ficou pronto. 

21 - Ter ficado várias vezes preso na enchente do Centro da cidade. 

22 - Ter muito orgulho da Serra do Mar preservada, e achar que D. Pedro morou por lá.. na casa de Pedra. 

23 - Ir almoçar na Rota dos Restaurantes vulgo do Frango com Polenta. 

24 - Ter ido 500 vezes na ''Cidade da Criança'' na infância. 

25 - Achar bonito nomes de bairros como Alvarenga, Battistini, Hollywood, Jordanópolis, Parque Espacial, Assunção, Nova Petrópolis,Ferrazópolis,Irajá. 

26 - Ter freqüentado algumas vezes os shows do Paço Municipal. 

27 - Ter enfiado a mão na água dos lagos do Paço quando criança algumas vezes e visto as carpas da Praça da Matriz. 

28 - Mostrar o bilhete do tróleibus para quem não seja da cidade (Principalmente da Capital) e dizer que o sistema de transportes aqui é muito moderno. 

29 - Visitar a feirinha dos domingos no Riacho Grande, namorar no Cantinho do Luiz e na prainha...

30 - Achar que tudo que vem do Paraguai foi comprado na Praça Lauro Gomes. 

31 - Ser sócio e obrigatoriamente, ter ido a bailes de um desses clubes: Associação, MESC, Clube da Ford ou da Volks (agora falido); 

32 - Ter medo do Capitão Buganza te pegar pro Tiro de Guerra; 

33 - Freqüentar os bailes de carnaval da Associação ou da Volks ou lembrar com nostalgia das Festas Juninas da ''soci''; 

34 - Explicar pros não-moradores da cidade o que é a ''Faixa'', do exame da auto-escola na Caixa D'água .

35 - Ter patinado na pista de gelo do Golden, e lamentado o fechamento dela até hoje; 

36 - Ter assistido a rachas na frente do Best, na Robert Kennedy, no paço municipal ou na Av. São Paulo dos carros turbinados pelo Dalécio. 

37 - Fazer cooper ou caminhada na Av. Barão de Mauá (do Best); 

38 - Orgulhar-se da cidade possuir o mais tradicional ponto de turismo sexual do ABC, o famosíssimo ''Baco's For men'' (hoje Liberal);

39 - Falar pra todo mundo que SBC tem um Poupatempo e que no semáforo à frente do Poupatempo tem umas luzinhas encravadas no chão que lembra pista de avião. 

40 - Ter freqüentado a Feira da Amizade no Pavilhão Vera Cruz 

41- Esperar a Quermesse Igreja Matriz, ou da Santíssima Virgem ou do Rudge para quem sabe garantir um correio elegante. 

42 - Não saber onde fica o Pico do Bonilha apesar dele ser um ponto turístico. 

43- Falar pra todo mundo do ''Zelão'', que é o Rei do Caldo de Mocotó. 

44 - Espalhar prá todo mundo que não existe nada melhor do que o ''Pão com Bolinho'' do japonês ao lado do João Ramalho.. 

45- Ter orgulho de aparecer na coluna social do ''Diário do Grande ABC''. 

46- Contar pras pessoas mais novas que você freqüentava o morro da Cruz que era o melhor passeio do Brasil. 

47 - Esperar todo ano pra ver a decoração de Natal do Paço Municipal. 

48 - Ser taxado de metalúrgico, ou de pelego. 

49 - Conhecer os garçons do ''Liverpool'' e do ''Vera Cruz'' pelo nome e eles você. 

50 - Ter um local badalado, chamado Tutti Frutti. 

51 - Encher o peito ao dizer que nasceu em São Bernardo no Hospital São Bernardo, ou no Principe Humberto. 

52 - Falar com saudosismo dos Cines ''Anchieta'', ''São Bernardo'', ''Havaí'' e o ''Boreao'' em Rudge Ramos 

53 - Ter ido nas baladas da EMERALD HILL, FRONT, ILHA DE CAPRI e SOLLEN. 

54 - Ter participado de vários finais de jogo de copa na Marechal ou na Prestes Maia para comemorar! E ainda tomar uma no bar do Warte e reclamar que tá sujo.

55 - Ter a esperança de ir no Riacho Grande para fazer um bom negócio num molinete, varas ou anzois.

56 - Ter comprado cobertor na loja de fábrica da Tognato.

57 - Ir no parque Estoril e reclamar do lodo na prainha...!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Entre a polícia e a odontologia, no Bem Passado



O Programa Bem Passado desta terça-feira (16/08), apresentado por Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, às 19h em www.tvabcd.com.br, traz dois policiais de nossa região: Marcos Thomazini, investigador da Polícia Civil atuando em Diadema, e Marcos Alvarenga, que divide suas atividades como policial com outra que é sua profissão por formação: a odontologia, em São Bernardo do Campo.

Marcos Eli Copeinsqui Thomazini, nascido em São Bernardo do Campo, é formado em Direito. Está desde 1992 na Polícia Civil, sendo hoje chefe de investigações do 1º DP de Diadema. Acompanhou diversas ações policiais na região do ABC e, tecnicamente, vai falar sobre sua atuação para nossos espectadores, com dados e história.

Marcos Alvarenga Monteiro de Castro, natural de Montes Claros/MG e criado em Belo Horizonte/MG, chegou a São Bernardo do Campo na década de 1980. Ainda em Minas Gerais, na UFMG, cursou até o quinto ano de engenharia elétrica. Em 1989, já em SP, ingressou na Polícia Civil, tendo trabalhado no GARRA (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos) e coberto diversos plantões, função que exerce até os dias de hoje. Formou-se em Odontologia em 1991 e passou a atuar também como dentista, mesclando as funções entre a polícia e a odontologia, em seu consultório que mantém no centro de São Bernardo. Vai falar sobre seu dia-a-dia em ambas as profissões, bem como acompanha o desenvolvimento da cidade na visão do dentista e do policial civil.

Programa Bem Passado. Há um ano, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Comemorando um ano de programa, Bem Passado traz Duilio Pisaneschi



O tempo voou e, na última semana, o Programa Bem Passado comemorou um ano de existência. Apresentado por Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, recebeu durante este período diversas personalidades da região do Grande ABCD e de fora dela, sempre com assuntos diferentes, de interesse do público selecionado que o assiste. Na correria do mês de agosto, ainda não fizemos o post comemorativo, mas deveremos fazê-lo em breve.

O entrevistado da última terça-feira (9/8) foi o empresário de transportes e ex-deputado-federal Duílio Pisaneschi. Filho de Aladino Pisaneschi e Lídia Cassettari, tradicionais famílias da região, Duílio acompanhou de perto o desenvolvimento da cidade de Santo André. Aos 23 anos de idade, adquiriu a conhecidíssima Viação São José, que existe até hoje, na mão de outros proprietários. É de sua propriedade, desde 1972, a Planeta Transportes e Turismo (Planetatur), mas Duilio passou também por outras empresas da região e fora dela.

Duilio Pisaneschi foi deputado federal por duas vezes (em 1998 e em 2002), além de ter sido candidato a prefeito de Santo André e vice na chapa de Newton Brandão. Hoje fora da política, conta seus feitos como deputado: foi um dos principais responsáveis pela vinda do Hospital Mário Covas para Santo André e de equipamentos para o HMU (Hospital Municipal Universitário), em São Bernardo. Também instituiu o Dia Nacional da TV, data bastante expressiva para a comunicação em todo o Brasil (18 de setembro, data de lançamento da TV Tupi, em 1950).

Falando sobre política, família, transportes e a cidade de Santo André, Duílio enfatizou a evolução da cidade, e criticou o fato de o número de carros ter aumentado absurdamente e as vias terem continuado as mesmas. Disse que um ônibus da Viação São José fazia da Vila Luzita (bairro do qual ele acompanhou o crescimento e falou com carinho) até São Caetano em 40 minutos. Hoje, o percurso do mesmo bairro até o centro de Santo André chega a demorar mais que isso.

Acompanhe na íntegra este e os demais programas anteriores em www.clubetvabcd.com.br.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - B. Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo). Acompanharam nos bastidores a família Fláquer (Ricardo, Felipe e Alexandre Fláquer) e o arquiteto Marcos Volpi, sobrinho do prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi.

Programa Bem Passado - Há um ano, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!



segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Em um ano de programa, Bem Passado entrevista Duilio Pisaneschi


O Programa Bem Passado desta terça-feira (09/08), com apresentação do jornalista Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, às 19h em www.tvabcd.com.br, entrevista o ex-deputado federal e empresário do ramo de transportes Duilio Pisaneschi, da cidade de Santo André/SP, às vésperas de completar um ano de exibição!

Filho de Aladino Pisaneschi e Lídia Cassettari, Duilio é o mais velho de uma linhagem de quatro irmãos. Tendo começado a trabalhar junto com o pai nos negócios da família, foi também diretor de algumas empresas de ônibus fora de Santo André (São Paulo e São Bernardo), até tornar-se dono, em 1964, da Viação São José, hoje de outros proprietários. Lutador e dinâmico, exerceu diversas atividades na cidade. Empresarialmente falando, fundou em 1972 a Planeta Transportes e Turismo (Planetatur), que existe e pertence à família até os dias de hoje.

Duilio faz parte do Rotary Club de Santo André desde os anos 1970, foi diretor e presidente do Tênis Clube Santo André e presidente do Esporte Clube Santo André. Foi deputado federal de 1998 a 2002 e é responsável pela aprovação do decreto, que instituiu o 18 de setembro como Dia Nacional da TV (data devida à inauguração da TV Tupi, em 1950), no ano de 2001. Na ocasião, uma comitiva de pioneiros foi até a Câmara dos Deputados, dentre os quais grandes nomes como Vida Alves (presidente do Espaço Cultural Pró-TV, protagonista do primeiro beijo da TV Brasileira, em 1951),  Paulo Cabral de Araújo (Diários Associados), Paulo Machado de Carvalho Neto (ABERT), Mauro Salles, Maestro Júlio Medaglia, Geórgia Gomide e Marcos Plonka.

O empresário falará sobre sua história na cidade de Santo André, sua vida política e nos transportes nesta terça, no Programa Bem Passado, na TV ABCD, que no próximo dia 10 de Agosto comemora UM ANO NO AR!

Programa Bem Passado. Há um ano, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Foto: Adamo Bazani

Bem Passado conta a história de São Caetano di Thiene


Fazendo uma justa homenagem a São Caetano do Sul/SP, que completou 134 anos de fundação no último dia 28 de julho, o Programa Bem Passado de terça-feira (02/08) entrevistou duas personalidades para tratar da história do município e de sua denominação: Domingo Glenir Santarnecchi, jornalista e advogado, autor do livro "São Caetano di Thiene - O santo que deu nome à cidade", e Sonia Maria Franco Xavier, professora e pesquisadora, presidente da Fundação Pró-Memória (FPM) de São Caetano do Sul.

Glenir foi bastante abrangente em seu tema. Nascido em Passo Fundo-RS, mas morador da região do Grande ABC desde bem jovem, atuou em diversos meios de comunicação da região - inclusive na extinta TV São Caetano. Foi também presidente da Fundação Pró-Memória e, deste tempo, surgiu sua vontade de escrever um livro contando a história de São Caetano - o santo. Durante o programa, falou sobre diversas curiosidades, como o fato de Caetano di Thiene ter nascido em Vincenza e não em Thiene (que na verdade fazia parte do todo) e também a curiosa passagem em que "o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em São Caetano" (São Caetano-PE, que na época era uma coisa só, junto com Garanhuns e Caetés). Segundo Glenir, Caetano é um santo muito devotado em toda a América.

Sonia abordou detalhes principalmente da cidade, ao falar sobre seu território, emancipação e trabalho realizado na Fundação Pró-Memória, a qual preside. A fundação - mantida pela prefeitura - existe desde 1991 e administra os bens de preservação da memória local, tais como o Museu de São Caetano. Edita a Revista Raízes, uma revista semestral sobre memória de SCS e do ABC, que existe desde 1987 (é anterior à criação da FPM). Autora de teses, artigos e livros, Sonia é uma entusiasta da história e da cidade: cumpre seu segundo mandato como presidente da Fundação, além de ter sido Diretora de Cultura do município.

Acompanhe a entrevista na íntegra, com apresentação do jornalista Fábio Silva Gomes, no site www.clubetvabcd.com.br . Devido a compromissos externos do comentarista Sérgio Piola, comentou o programa nesta edição seu produtor Leandro Giudici.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Serviço:

Contato do jornalista Glenir Santarnecchi - dglenirs@uol.com.br
Curiosidade: Devido aos trabalhos realizados, o autor será empossado dia 25/08/2011 na Academia de Letras da Grande São Paulo (ALGRASP), para a cadeira de número 31.

Site da Fundação Pró-Memória - www.fpm.org.br - Fone: (11) 4223-4780

Festa Italiana de São Caetano do Sul

A cidade de São Caetano, por ocasião de seu aniversário, está realizando a 19ª edição de sua Festa Italiana, a mais tradicional da região. O evento acontece aos finais de semana, do dia 6 a 28 de agosto, nas ruas 28 de Julho e Mariano Pamplona, no Bairro Fundação. Vale a pena visitar!