terça-feira, 29 de março de 2011

Bem Passado também é programa de índio!


O Programa Bem Passado da última semana (22/03) falou sobre um tema que para muitos é motivo de curiosidade no Grande ABC: os índios em nossa região. O jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola receberam o ambientalista e descentente de indígenas Heitor Lasso Gonçalves, o Heitor Kaiová.

Heitor Karai Awá Ruvixá, como é seu nome de batismo na aldeia, falou sobre as comunidades indígenas Tenondé Porã e Krukutu, na divisa de São Bernardo do Campo (Riacho Grande, região do pós-balsa) com São Paulo (distrito de Parelheiros, região de Santo Amaro, Zona Sul da capital). A tribo Krukutu dá origem ao nome do Bairro Curucutu, na divisa. Falou também sobre os costumes, tradições e o projeto "Índios na Cidade", que visa agregar melhor os índios que estão morando dentro dos municipios do Grande ABC e que tem o apoio do Consórcio Intermunicipal das sete cidades.

Dentre os assuntos, também estavam palavras com origem tupi, os índios da Amazônia e a construção de usinas em áreas indígenas, totalmente reprovável na opinião do ambientalista. Devido ao trânsito na cidade de São Bernardo no dia da exibição do programa, Heitor participou do segundo e terceiro blocos. No primeiro, o convidado foi Evandro Clóves, apresentador do Programa Morada da Viola, que é exibido na TV ABCD logo após o Bem Passado. Evandro falou sobre a cultura caipira/sertaneja e comentou sobre algumas curiosidades da região do Grande ABCD e São Bernardo do Campo, principalmente, onde mora o apresentador.

Ao final, todos fomos para a Pizzaria Bel Mangiare, que está na Avenida Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo-SP

NOTA: Nosso produtor, Leandro Giudici, não esteve no dia do programa, devido ao falecimento de sua avó, Maria Thereza. Os demais membros da equipe enviaram os votos de pesar à família do amigo.

Veja o programa na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Nenhum comentário:

Postar um comentário