terça-feira, 20 de novembro de 2012

As famílias Setti e Ronchetti e o setor têxtil em São Bernardo, no Bem Passado



Hoje, às 19h em www.tvabcd.com.br, o Programa Bem Passado fala sobre uma das mais importantes fontes de economia de São Bernardo do Campo na primeira metade do século XX, as tecelagens. Para tal, será entrevistado o casal Vicente D'Angelo e Elexina Neri de Medeiros D'Angelo, organizadores da exposição "As famílias Setti e Ronchetti e o setor têxtil em São Bernardo", que está aberta na Câmara de Cultura.

Assim diz a história, pesquisada pelo casal D'Angelo:

"A partir da segunda metade do século XIX, muitos imigrantes italianos chegaram a São Bernardo, e duas dessas famílias, os Setti e os Ronchetti, se dedicaram ao ramo da indústria de tecelagem, o qual, no primeiro censo industrial do país em 1907, representava 20,5% da produção fabril brasileira. Ítalo Setti chegou na cidade em 1878 e foi um dos pioneiros neste ramo, ao instalar, no início do século XX, uma das primeiras tecelagens locais. Em 1912, ele encerra a fábrica de charutos Delícia que tinha fundado no ano de 1900 e instala a COMPANHIA TECELAGEM DE SEDA VILA DE SÃO BERNARDO. Com 27 teares iniciais, a fábrica chega aos 89 na década de 30, tornando-se a maior indústria da categoria em 1937 na Vila. Empregava então 140 funcionários. Produzia tecidos de seda para gravata, moda e confecções, cetins, musselines e tafetás, e tinha compradores em todos os centros do país. Com sua alta qualidade, ganhou prêmio na Grande Exposição Internacional do Centenário da Independência, no Rio de Janeiro. Com o falecimento de Ítalo Setti em 1942, seus filhos continuam com a tecelagem até o ano de 1954, quando a vendem para a família Ronchetti, que a transforma na Tecelagem Aída.

O primeiro membro da família Ronchetti a chegar em S.Bernardo foi Pery Ronchetti Carlos, em 1925, que casou-se com Marianna Caligiuri e empregou-se como gerente da tecelagem Nascimento & Pelosini, na R. Marechal Deodoro, denominada e conhecida como Tecelagem SUL AMERICANA. Em 1932, Pery adquire esta tecelagem, que alguns anos depois é renomeada com seu próprio nome, PERY RONCHETTI CARLOS, todas sempre funcionando no mesmo endereço, à Rua Mal. Deodoro 72, depois 490. Fabricava tecidos de alta qualidade para gravatas. O pai de Pery, Carlos Ronchetti, exercia a profissão de técnico em tecidos em Como, na Itália, onde nasceu. Veio ao Brasil por volta de 1890, a convite de um industrial brasileiro, para trabalhar na montagem de indústria de seda, no bairro da Tijuca, RJ. Casou-se e permaneceu no Brasil após este trabalho e aceitou outros, montando tecelagens em Petrópolis, Taubaté e São Paulo. Em 1932, a chamado do filho Pery, veio para São Bernardo com toda a família que era formada por sua mulher Aída Buzani Ronchetti, os filhos Pensier, Kollichoffre, Bruna, Avenir e Bruno, pois Pery já se encontrava na cidade desde 1925. Bruno Ronchetti estabeleceu-se a 50m da esquina da R. Mal. Deodoro com a travessa do mesmo nome, com a fábrica SÃO CARLOS DE TECIDOS PARA GUARDA CHUVA e Pensier Ronchetti funda a P. RONCHETTI & IRMÃOS, à trav. Deodoro n.o 11, em 27 de julho de 1933, para a produção de tecidos em seda e algodão para guarda-chuvas, numa área de 500 m2 e com trinta operários. Em 1944, Pery encerra sua indústria e funda com seus irmãos Bruno, Pensier e seu cunhado Jose D’Angelo, a TECELAGEM AÍDA S/A, que é transferida em 1954 para as antigas instalações da Tecelagem Vila de São Bernardo, adquirida por eles da família Setti. Do quadro de funcionários da Tecelagem Aída, dois deles sobressaíram-se posteriormente seguindo profissões diferentes da que tinham quando lá trabalhavam: a tecelã Olga Costernaro, que no início dos anos 50 ficou conhecida como Marisa Prado no meio artístico, trabalhando em filmes como o Cangaceiro, Tico-Tico no Fubá e outros; e o auxiliar de escritório Geraldo Faria Rodrigues, que elegeu-se vereador e nos anos de 1973 a 1976, foi prefeito de São Bernardo do Campo."

Assista e saiba mais hoje, às 19h, em www.tvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Serviço: A exposição de documentos das famílias Setti e Ronchetti e o setor têxtil em São Bernardo procura contar essas trajetórias por meio de documentos, fotos, amostras de tecidos de seda, fios etc., todos originais das tecelagens descritas acima. Câmara de Cultura Antonino Assumpção. Visitação de 7/11 a 7/12. Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 17h.

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também sua comentarista www.twitter.com/a_grana

Projeto Origem das Famílias: www.facebook.com/familiassbc

Facebook do programa: www.facebook.com/programabempassado (fanpage)

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC, Jornal Mais ABCD, Jornal União do ABC, Pizzaria Villare e Pizzaria Bel Mangiare.

Contato com a produção: programabempassado@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário