terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco do caminho das letras na História do ABCD


O Programa Bem Passado desta terça-feira (31/08) foi altamente cultural. O jornalista e memorialista Fábio Silva Gomes, que também é escritor, recebeu duas personalidades importantes no mundo das letras da região do Grande ABCD.

O primeiro deles, Hildebrando Pafundi, , é jornalista da velha guarda, tendo passado por jornais como Diário do Grande ABC e O Estado de São Paulo, onde permaneceu durante vinte anos, tendo atuado também como assessor de imprensa do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Autor de diversos livros, Pafundi falou desde sua chegada em Santo André, no ano de 1942, aos tempos atuais, falando sobre o ABC da antiguidade, personalidades regionais do jornalismo com quem trabalhou (dentre os quais o saudoso José Marqueiz), suas coberturas no tempo das greves dos metalúrgicos, entre 1978 e 1980, e sua vida atual como escritor. Membro da Academia de Letras da Grande São Paulo, Hildebrando escreveu no ano 2000 um livro contando, dia após dia, os acontecimentos daquele ano, chamado "Cotidiano e Imaginário do ano 2000". O livro serviu de premiação a quem respondesse a pergunta do dia, feita pelo comentarista Leandro Giudici: qual o nome oficial da Avenida Perimetral, em Santo André? (via rebaixada). A resposta é Edson Danilo Dotto, que também foi jornalista, falecido em 1997 e um dos diretores do Diário do Grande ABC.

Respondendo perguntas dos internautas, Hildebrando falou sobre a imprensa marrom e deu dicas para os iniciantes na profissão. Nascido em São Paulo, proveniente de uma família de cinco irmãos, Hildebrando seguiria, a gosto de seus pais, a carreira de médico. Foi no entanto no jornalismo em que se encontrou e onde atuou por toda a vida, estando na ativa até os dias de hoje.

A segunda entrevistada, no último bloco, foi a também jornalista e escritora Lucia Sauerbronn, que trabalhou com Pafundi no Diário e passou por diversos jornais do ABC. Moradora da região desde tenra idade, Lucia é uma exímia cronista, autora do livro "Chá da Tarde" e de um novo trabalho que em breve estará nas prateleiras das livrarias e nas estantes dos leitores. Proprietária da Escrita Comunicações, em Santo André, Lucia produz diversas revistas empresariais, ramo sobre o qual falou com propriedade. Uma de suas clientes mais antigas é a extinta Cooperativa dos Empregados do Grupo Rhodia (Cooperhodia, hoje apenas Coop), para a qual produz desde 1980 a revista da loja. Com 30 anos de existência, é uma das publicações empresariais mais antigas do país ainda em atividade. Chama-se "Coop Revista" e aborda assuntos diversos, sendo que uma das colunas publica mensalmente crônicas de Lucia.

Lucia contou histórias interessantes sobre a profissão e explicou o gênero literário "crônica", entre o jornalismo e a literatura. Falou também sobre sua vida pessoal, mulher dinâmica que é, e mostrou que a Lucia empresária e jornalista também sabe, e muito bem, ser excelente mãe e esposa. O programa terminou com a resposta à pergunta do dia, enviada pelo historiador de São Bernardo, Thiago Henrique Teixeira, do blog Memória SBC (http://www.memoriasbc.blogspot.com/).

Ao final, todos fomos para a Pizzaria Bel Mangiare, no Bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, onde nos esperavam Thiago Teixeira e nossas amigas Patricia Dietzold Macedo e Giovanna Battistin, que conversaram conosco e com os entrevistados.


Assista o programa na íntegra em breve, em http://www.clubetvabcd.com.br/
Na semana que vem, em http://www.tvabcd.com.br/, a reprise do programa de hoje, devido ao feriado de 7 de Setembro, das 19 às 20h. E na outra semana tem mais, ao vivo.

Entre em contato conosco pelo email programabempassado@gmail.com

Siga o apresentador no twitter: @fabiofamilias

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do ABCD

Nenhum comentário:

Postar um comentário