segunda-feira, 16 de maio de 2011

Comunicação marginal e cultura suburbana no Bem Passado



O Programa Bem Passado da última terça-feira (10/05), apresentado por Fábio Silva Gomes, com comentários de Sergio Piola, trouxe à tona uma manifestação cultural bastante presente nas margens dos núcleos urbanos e que aos poucos traz influências nos grandes centros das cidades. De forma descontraída, dinâmica e com uma linguagem estilizada, o Bem Passado trouxe ao estúdio o rapper Walter Limonada, o fotógrafo Leonardo Duarte  (Núcleo de Comunicação Marginal) e o artista Hélio Costa (ONG Pró-Circo).

Walter Limonada descobriu o movimento em 1992 e se encantou pela batida do Hip Hop. Participante dos movimentos culturais da cidade, sempre defendeu os talentos provenientes da periferia e transpôs a realidade da sociedade para suas letras de rap. Defensor também da leitura, lançou recentemente o selo "Limonada Imprensa Alternativa", que gerencia seus fanzines, blogs e obras literárias. Autor do livro "Trokando umas idéias e rimando outras", é responsável também pelos conteúdos dos vídeos d'A Hora do Limão, canal do youtube que mostra cenas gravadas nas periferias, com gente das comunidades. É filho do também escritor Geraldo Lopes, "O Velho Gê", autor de "Ausência de DNA".

Leonardo Duarte, ou simplesmente Leo Duarte, nasceu em Juazeiro do Norte-CE. Morador da Vila São José, foi menino de rua e, com a ajuda de projetos sociais, conseguiu desenvolver seu talento e crescer na profissão de fotógrafo. Hoje, é responsável pelo NCM - Núcleo de Comunicação Marginal, iniciado em 2004, após a ocupação do terreno da VW Caminhões em SBC pelo MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), conhecida como Acampamento Santo Dias. O NCM busca trazer para as comunidades uma forma de profissionalização e entretenimento para os jovens através da comunicação. O viés é o slogan da atividade desenvolvida pelo grupo no último sábado (14/05), "Marginalizar a cultura para não culturalizar a marginalidade" (1ª Ocupação Artística na Favela). O NCM desenvolve oficinas, atividades e a exibição de filmes no programa "Fala Viela" (antigo Cine Favela em Debate) e atualmente trabalha em cinco núcleos no município de São Bernardo do Campo. Trabalha com grupos parceiros, como a ONG Pró-Circo, presidida pelo artista Helio Costa, que também participou do programa.

Assista ao programa na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Saiba mais sobre os convidados e projetos:

Walter Limonada
Blogs: www.walterlimonada.wordpress.com e www.walterlimonada.blogspot.com
Twitter: @walterlimonada1

NCM
Blog: www.nucleodecomunicacaomarginal.blogspot.com
Twitter: @NCMNaluta

Pró-Circo
Blog: www.procirco.blogspot.com

Esteve presente nos estúdios o amigo Alexandre Chagas e sua esposa Silvana, do Instituto Humanus (www.institutohumanus.com.br), e David Zamory Cukiermann Adão. Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC)


Nenhum comentário:

Postar um comentário