segunda-feira, 2 de maio de 2011

ABCD e cinema no Bem Passado!


Na última terça-feira, o assunto do Bem Passado saiu da telinha para invadir as telonas. Fábio Silva Gomes e Sérgio Piola receberam nos estúdios José Milton Santos e Tércio Antonio Nelli, falando sobre cinema.

Nascido em Brumado-BA, José Milton Santos - ou apenas Milton Santos - chegou a São Paulo em 1981. Residiu em Embu das Artes e veio para São Bernardo em 1985, trabalhando como cartazista na rede de Hipermercados Disco. Seu gosto por cinema, porém, vem desde sua infância, quando, usando pedaços de madeira e os óculos de sua mãe, montou um projetor para passar os filmes quebrados que recebia do cinema local, em troca do trabalho de divulgação que realizava. Sua primeira câmera profissional foi comprada em 2001, em São Bernardo, e deu origem ao que é a MS Filmes atualmente. Com seu documentário sobre a Vila São Pedro, bairro da cidade (denominado Vila São Pedro e sua gente), Milton ganhou o prêmio VAI São Bernardo (Valorização de Iniciativas Culturais), podendo assim renovar seus equipamentos e trabalhar em novas obras.

Tércio Antonio Nelli - ou apenas Tércio Nelli - também é um apaixonado por cinema. Nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo-SP e, ainda em sua juventude, veio estudar na capital paulista. Chegou a São Bernardo na década de 1960, para trabalhar na Rádio Independência, já encantado pelos estúdios da Companhia Cinematográfica Vera Cruz, instalados na cidade. Em 1977, abriu o Cine Rudy Center (ou Cine Rudge Center) e possuiu também outros cinemas em São Bernardo e entorno, como o Cine Scala e o Cine Popular. Tendo perdido espaço para a televisão e com a concorrência desleal das grandes redes de cinema e o fechamento das salas de rua, hoje as empresas de Tércio dedicam-se à exibição de filmes para o público adulto.

Programa Bem Passado - o melhor pedaço da memória do Grande ABCD! Assista na íntegra este e os anteriores em www.clubetvabcd.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário