terça-feira, 26 de abril de 2011

Bem Passado é coisa de cinema!



O Programa Bem Passado desta terça-feira (26/04), no ar ao vivo pela TV ABCD (www.tvabcd.com.br) às 19h, apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, vai da sua telinha para a tela do cinema! Os entrevistados serão o cineasta José Milton Santos e o empresário do ramo de transmissão de filmes Tércio Antonio Nelli.

José Milton Santos, ou apenas Milton Santos, nasceu em Brumado-BA. Em sua cidade natal, trabalhava para o dono do cinema local, colando placas na rua divulgando os filmes em cartaz. Em troca, ganhava pedaços de filmes quebrados dos rolos, e exibia enquanto sua mãe estava na igreja. Montou um projetor com madeira e os óculos velhos da mãe, fazendo a alegria da molecada do bairro com as pornochanchadas, sucesso na época.

Chegou no ABC em 1985, depois de ter morado em cidades como Embu das Artes-SP. Morador de São Bernardo do Campo, foi cartazista do extinto Hipermercado Disco, e passou por diversas outras empresas, mas jamais deixou seu gosto por cinema. Em 2001, comprou sua primeira câmera e começou a filmar o bairro. Sua obra prima foi feita anos mais tarde: um documentário sobre um outro bairro de São Bernardo, a Vila São Pedro, com o qual ganhou o prêmio VAI São Bernardo, por estar promovendo a cultura. Milton e o filho mantém a MS Filmes.

Tércio Antonio Nelli, nascido no interior paulista, reside em São Bernardo desde muito jovem. Em 1977, abriu seu primeiro cinema, o Cine Rudge Center, no bairro Rudge Ramos. Era o auge dos cinemas de rua., em que funcionavam no ABC cinemas importantes como o São Bernardo e o Havaí (em SBC), o Tangará e o Studio Center (em Santo André), o Lido, o Cine Max e o Cine Victória (em São Caetano). Dois cinemas conhecidos em São Bernardo, o Cine Anchieta e o Cine Boreal, já não existiam mais.

Os cinemas de rua foram mantidos até a chegada dos shoppings, que com modernas salas de exibição de filmes em seus complexos aposentaram a velha forma de cine no ABC, que eram mais simples. O fenômeno aconteceu em todo o país, sendo poucos os cinemas de rua que ainda sobrevivem. Tércio, nos anos 2000, tentou mais uma experiência, com o Cine Popular. Atualmente, o Cine Popular e os outros que Tércio dirige apenas exibem filmes adultos.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias  

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

O Programa Bem Passado conta com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br  

Nenhum comentário:

Postar um comentário