terça-feira, 19 de abril de 2011

Um raio X dos transportes coletivos no ABC, com Adamo Bazani


O Programa Bem Passado da última terça-feira (12/04) recebeu a visita de um aficcionado por ônibus, conhecido por seu acervo e seu conhecimento acerca das empresas do ABC e sua história. Fábio Silva Gomes e Sérgio Piola entrevistaram o jornalista Adamo Bazani, da CBN, que mantém o blog Ponto de Ônibus (www.blogpontodeonibus.wordpress.com).

Adamo falou sobre o passado dos ônibus no ABC, as empresas famíliares e algumas viações já extintas (Príncipe de Gales e Padroeira do Brasil, por exemplo). Explicou a pintura saia-e-blusa, opinou sobre as padronizações de pintura e da colocação de micro-ônibus e micrões em linhas regulares (nas quais se extingue a figura do cobrador). Falou um pouco sobre sua história de vida pessoal e um pouco sobre os transportes coletivos em São Paulo, passando por Olavo Setúbal, Jânio Quadros, Luiza Erundina e Marta Suplicy.

Por fim, houve um bate-papo sobre carrocerias e chassis, e a apresentação de algumas miniaturas, como de ônibus da EAOSA (Empresa Auto Ônibus Santo André); Leblon, vencedora da licitação em Mauá; a extinta paulistana CMTC; e a conhecidíssima Viação Cometa, entrando na seara dos transportes de turismo.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC). Agradecemos a presença dos amigos Hélio Ribeiro da Silva Filho, Lucas Alexandre Mascaro, Juliano de Oliveira e David Zamory Cukiermann Adão.

Assista ao programa na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário