terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Um apaixonado pela história de Diadema, no Bem Passado de hoje



O Programa Bem Passado de hoje, às 19h em http://www.tvabcd.com.br/, apresentado pelo jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, recebe um apaixonado pela história de Diadema. Walter Adão Carreiro, 71 anos, metalúrgico aposentado, traz o gosto e a afeição por cada centímetro quadrado de sua cidade. O memorialista tem, na ponta da língua, a história de cada uma das 2,2 mil ruas do município.

O interesse em pesquisar a memória municipal surgiu numa reunião na casa da esposa do primeiro prefeito de Diadema, D. Sylvia Ramos Esquivel, em 1989. Munido de papel e caneta, Walter iniciou suas pesquisas, e hoje possui um vasto acervo de dados, documentos e fotografias. Atua no Centro de Memória da cidade e deve lançar seu primeiro livro este ano. O segundo já está sendo escrito.

Carreiro passava dias visitando famílias, vistoriando arquivos e checando datas em cemitérios da própria Diadema e região. Embora seja Diadema uma "cidade nova", seu registro fotográfico mais antigo data-se de 1908, com uma foto de Horácio Messias Nogueira, fundador da Vila Nogueira. Conheça mais sobre a letra D do Grande ABCD e o trabalho de Walter Adão Carreiro hoje, no Programa Bem Passado.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD.


Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias
Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Nenhum comentário:

Postar um comentário