terça-feira, 10 de julho de 2012

Bem Passado recebe Zezinho Mangalarga


Na última terça-feira (03/07), o Programa Bem Passado recebeu José de Oliveira Souza, o Zezinho Mangalarga, presidente do Clube dos Cavaleiros de São Bernardo do Campo, fundado em 1992. Zezinho falou sobre a história do clube, sobre o trato com os cavalos, sobre a Procissão dos Carroceiros - que acontece anualmente em setembro - e sobre a cultura tropeira.

Nascido em Santo Anastácio-SP, Zezinho mora em São Bernardo desde muito jovem. Os traços do interior, sempre presentes em sua família, o fizeram acompanhar a procissão dos carroceiros e gostar de cavalos. Em 1992, vendo que a antiga procissão estava perdendo um pouco da tradição - via-se carros e pessoas a pé, pouquíssimos cavalos - um grupo resolveu se mobilizar e participar da procissão como era feito no passado. Este é o grupo que Zezinho preside hoje, e que atrai para as festas e cavalgadas que faz gente de outras cidades, inclusive do interior. Por 18 anos o grupo realizou também o Festival dos Cavaleiros, no mês de aniversário da cidade, no antigo terreno das Indústrias Villares. O espaço, no entanto, foi vendido e a festa foi descontinuada.

Zezinho tirou dúvidas, contou histórias engraçadas e expôs muitas curiosidades. O clube também participa da "Festa Muitos Povos, Uma Cidade", de SBC, com a barraca tropeira, na qual serve comidas típicas feitas a partir da "queima do alho" pelas comitivas ou tropas. A festa acontece em agosto.

Para assistir ao programa na íntegra, acesse www.tvabcd.com.br e vá ao espaço "Clube TV ABCD".

Nenhum comentário:

Postar um comentário