quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Encantar pela imagem. A arte do desenho no Bem Passado.


O Programa Bem Passado desta semana, que já está no Clube da TV ABCD (www.clubetvabcd.com.br), apresentado por Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, trouxe um tema que encanta crianças e adultos. De maneiras diferentes, os dois entrevistados expuseram formas de manifestar o mesmo dom: a arte do desenho.

O primeiro entrevistado, Cosme José da Silva, desenhista profissional, explanou sobre o desenho em sua vida desde tenra idade. Nascido no Rio de Janeiro, aprendeu todas as suas técnicas apenas na observação. Foi chefe de arte em diversas empresas, e mudou-se para São Paulo quando trazido pela Editora Globo. Figura bem humorada e engraçada, Cosme conviveu com grandes nomes, inclusive da televisão. Em suas charges, caricaturas e perfeitos retratos pintados, muito da sensibilidade do artista, que este ano deixou São Bernardo do Campo para morar na capital. Isso não impediu que continuasse tendo uma identificação com o ABC, que tão bem o acolheu e o fez parte desta história. História que contamos no nosso Programa Bem Passado.

O segundo entrevistado, Armando Sérgio Marotti, nasceu em São Bernardo do Campo em 1933. Membro de família tradicional, iniciou-se profissionalmente como alfaiate, como empregado das famílias Saburi e, mais tarde, Macedo, aos precoces oito anos de idade. Sempre foi amante do desenho, sendo que um dos primeiros desenhos que se recorda foi um retrato do Papa Pio XII. Seu pai, Francisco Salvador Marotti, lhe prometera um relógio e não lhe dera. Um belo dia, ao folhear o jornal e sabendo do gosto do filho por desenho, disse: se você retratar o Papa, ganha o relógio. Armando fez, e recebeu o relógio de presente no dia seguinte.

A carreira de alfaiate fez com que, mais tarde, Armando abrisse a Alfaiataria Marotti, na Rua Marechal Deodoro. Com seus desenhos, ganhou diversos concursos. Formou-se em Direito, exerceu a profissão de advogado e trabalhou na Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo por muitos anos. A fase mais primorosa do desenho, no entanto, se deu durante os 10 anos que morou em Caraguatatuba/SP, na década de 1990. Naquele período, começou a retratar, a partir de sua memória e sem olhar fotografias, o centro da cidade nos anos 1940 e 1950. Um trabalho de reconstituição histórica estupendo, bastante reconhecido e de uma maestria ímpar, Além dos desenhos do centro da cidade,  principalmente Rua Marechal Deodoro e imediações, também outros bairros, como Riacho Grande (capela de São Bartolomeo do Parque Estoril) e Baeta Neves (Igreja de São José). E, mais além, a antiga Rhodia e a Estação Ferroviária de Santo André, bem como retratos diversos.

Cosme precisou se ausentar logo no primeiro intervalo do programa, devido a um compromisso, e por isso não está em nossas fotografias. Armando, porém, seguiu conosco até a Pizzaria Bel Mangiare, cuja mãe do proprietário Flavio Franchini, a D. Sylvia Pluretti Franchini, costurou calças e outras vestimentas durante sua adolescência para a Alfaiataria Marotti, da qual morava quase em frente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário