terça-feira, 26 de outubro de 2010

Um pedaço da Bolívia no Programa Bem Passado


Você sabia que a colônia boliviana é uma das que mais cresce em São Paulo? Para contar um pouco sobre a história dos bolivianos no Brasil, e sobretudo em nossa região, é que Carlos Danilo Soto Gomez García, juntamente com seu filho Carlos Henrique, serão os entrevistados do Programa Bem Passado desta terça-feira, 26/10, apresentado por Fábio Silva Gomes com comentários de Sérgio Piola na TV ABCD (das 19 às 20h em www.tvabcd.com.br)

Nascido em La Paz, capital da Bolívia, em 1947, Carlos Danilo, o "Don Carlo", chegou ao Brasil em 1970, dois anos após seu pai, o engenheiro Modesto Humberto Soto, hoje com 92 anos de idade. Carlos estudou no Brasil, casou-se com uma brasileira de Florianópolis/SC e aqui teve seus três filhos, dentre os quais Carlos Henrique, nascido em 1980.

Na mesma década de 1980, Carlos instalou-se em São Caetano do Sul/SP. Seu pai havia ajudado no levantamento das terras e regularização do espólio dos herdeiros da família Viana (Rua dos Vianas - São Bernardo do Campo). Grande foi a participação de Carlos na organização e legalização da Feira Boliviana que acontece na Armênia, em São Paulo. A denominação "Praça Kantuta" foi dada por seu inteiro intermédio, sendo kantuta uma flor símbolo de seu país de origem, com as três cores da bandeira da Bolívia.

Ainda sobre os bolivianos do ABC, Carlos conta que os instalados em Santo André são fruto de um "intercâmbio cultural", no qual vieram, inclusive, médicos. É grande também o número de bolivianos de menor instrução espalhados e trabalhando principalmente na área da costura, devido à sua facilidade de aprendizado e habilidades manuais.

Na área gastronômica, Carlos nos apresentará a Salteña (Saltenha), salgado boliviano semelhante a um pastel ou uma fogazza, com recheio de carne. Também pode ser denominada Empanada (esta também pode ser de queijo, por exemplo).Este e outros pratos da culinária boliviana são comercializados pela família Soto e tem grande procura.

Programa BEM PASSADO - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD


Ao vivo às 19h em www.tvabcd.com.br

Reprises e todos os programas anteriores em www.clubetvabcd.com.br

Blog: www.programabempassado.blogspot.com

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875


Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Nenhum comentário:

Postar um comentário