segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Kantuta: em São Paulo, uma Bolívia que dá gosto



No último dia 16 de Outubro (terça-feira), O Programa Bem Passado - o melhor pedaço da memória do Grande ABCD - trouxe aos seus espectadores um pedaço da Bolívia. E um pedaço bem saboroso, diga-se de passagem, com o gosto das saltenhas produzidas pela família de Carlos Danilo Soto Gomez García (Don Carlo, nascido em La Paz em 1947), sua esposa Mag e seu filho Carlos Henrique. O clã reside desde a década de 1980 em São Caetano do Sul.

No primeiro bloco, Carlos Danilo falou sobre a Bolívia e os bolivianos no Brasil. Seu pai, engenheiro, chegou ao país em 1968, incentivando-o a vir dois anos mais tarde (1970). Época de ditadura na Bolívia, mas também de intenso regime militar no Brasil, nas barbas do AI-5. E Carlos Danilo falou sobre curiosidades, adaptação, intercâmbio cultural (que trouxe diversos médicos bolivianos para o Brasil, com destaque para Santo André) e sobre a posição dos bolivianos como uma das colônias que mais cresce no Brasil hoje. "A imigração em massa tem se dado porque o Brasil está com melhores condições que a Argentina, para onde eles costumavam imigrar. Chegando aqui, muitos dos bolivianos sem formação específica iam trabalhar na área da costura, devido à sua facilidade com trabalhos manuais", explicou Carlos Danilo.

Proveniente de uma família mais "letrada", Carlos Danilo iniciou o curso de engenharia, seguindo os passos do pai, mas não concluiu. Foi projetista e topógrafo, e conta com orgulho a trajetória do pai no auxílio ao levantamento das terras do espólio da Família Viana (proprietária da área hoje cortada pela Rua dos Vianas, em São Bernardo do Campo, e que vai até o bairro denominado "Sítio dos Vianas", na divisa com Santo André). Com mais orgulho ainda, fala sobre uma realização pessoal: um dos fundadores da Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana Padre Bento, Carlos Danilo foi o responsável pela denominação "Praça Kantuta" à praça no Bairro Pari, em São Paulo, onde todos os domingos acontece a feira boliviana.

Kantuta é a flor nacional boliviana, que contém as três cores da bandeira do país: vermelho, amarelo e verde. A Praça Kantuta é uma de suas maiores realizações pessoais porque, na época (2002), Carlos Danilo realizou todo o trâmite junto à prefeitura paulista, e conseguiu, como estrangeiro, deixar a marca de seu povo na cidade. Mais ainda: a feira, antes, já existia, mas com a transposição para a Praça Kantuta, tornou-se uma feira legalizada, que acontece aos domingos desde o início da tarde até por volta das 20h, trazendo o melhor do folclore, do artesanato, da comida e da bebida boliviana, reproduzindo o mercado de rua de La Paz.

E, por falar em comida, Carlos Danilo também falou sobre as especiarias e os pratos de três regiões significativas da Bolívia: Santa Maria de la Sierra, Cochabamba e La Paz. Para mostrar aos espectadores, a família Soto levou o salgado tradicional salteña (ou saltenha), um empanado boliviano com caldo, nos sabores   frango e carne, que o apresentador Fábio Silva Gomes e o comentarista Sérgio Pìola comeram no ar (contrariando outras emissoras em que, se o apresentador come no ar, é demitido). O último bloco foi destinado ao filho Carlos Henrique, para que falasse da Bolívia como descendente direto.

A pergunta do dia disse respeito à localização da Rua Simon Bolívar (Jardim Represa, em São Bernardo). Carlos Danilo explicou quem foi Bolívar, e falou sobre os sete países latinos que libertou. A denominação Bolívia é uma das maiores homenagens ao libertador Simon Bolívar. Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Avenida Paulo Afonso, 136 - Bairro Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo - fone 4121-5005), patrocinadora e apoiadora incondicional do programa, que também cedeu a pizza ao acertador da pergunta do dia.

Este programa e todos os anteriores podem ser assistidos em www.clubetvabcd.com.br, em ordem de data.

Serviço:

Feira Boliviana - Associação Gastronômica Cultural e Folclórica Boliviana Padre Bento
Praça Kantuta (altura do número 600 da Rua Pedro Vicente,.final da Rua das Olarias, Pari, São Paulo)
Aos domingos, das 11 às 20h

Don Carlo - Salteñas (saltenhas), empanadas e afins
Fone: (11) 4220-1281

Saber mais - Blog "Kantuta - Um pedaço da Bolívia em São Paulo"
http://blogkantuta.wordpress.com/2009/11/

No próximo programa, Zélia Paralego e Adalberto Almeida falam sobre Paranapiacaba. O Programa Bem Passado vai ao ar ao vivo às terças-feiras, das 19 às 20h, na TV ABCD (www.tvabcd.com.br)



Nenhum comentário:

Postar um comentário