terça-feira, 23 de novembro de 2010

A São Bernardo "do Campo" no Bem Passado



No Programa Bem Passado da última terça-feira (16/11), o espectador pode conhecer um pouco mais sobre a região pós-balsa, em São Bernardo, compreendida por diversos bairros considerados rurais na região do Riacho Grande. Embora não pareça, devido ao bucolismo da região que resiste ao tempo, foram ali que surgiram os primeiros lenhadores e carvoeiros, bem como as primeiras serrarias, que mais tarde foram o embrião da "Capital do Móvel", título que São Bernardo do Campo carregou em meados do século XX.

A realidade "do lado de lá" é bem diferente do que se está acostumado no meio urbano das grandes cidades. Dentre plantações de hortaliças e frutas, pescadores, criações de animais e outras atividades predominantemente campestres, casas modernas e bairros populares. A Associação Vilas Reunidas, representada pelo presidente Carlos Alberto Gualberto e seu irmão Jorge Luís Gualberto esteve no Programa Bem Passado, revelando curiosidades e atualizando nossos conhecimentos sobre aquela região tão rica. Histórias antigas não foram deixadas de lado: com a participação de internautas de diversas famílias italianas que povoaram o local nos seculos XIX e XX, a conversa foi "temperada" pela buona gente.

Além destas, histórias mais recentes, como a falta de energia elétrica, que obrigava o uso de lamparinas e televisões à bateria; a falta de transporte público frequente, hoje superada pelas linhas de ônibus gratuitas que servem o local; o asfalto, que está para chegar nas vias principais não foram deixados de lado pelos Gualberto, chegados ao pós-balsa em 1967. Você pode conferir na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/ todas as exibições anteriores do Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD, por Fábio Siva Gomes e Sérgio Piola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário