terça-feira, 16 de novembro de 2010

Após a balsa, uma nova São Bernardo


A industrializada São Bernardo de hoje teve como precursora a serraria da família Primitz, no bairro Capivari. Alguns quilômetros adiante, os carvoeiros exploravam as matas do Curucutu, quase na divisa com Santo Amaro. Era o longínquo século XIX.

A cidade foi evoluindo e estas famílias foram vindo para o centro da cidade. Mas o que aconteceu com aquela região, mais tarde isolada pela construção da represa Billings, em 1927? No Programa Bem Passado de hoje (16/11), você conhecerá um pouco mais sobre a região pós-balsa, área rural de São Bernardo, pertencente ao Distrito de Riacho Grande, em que se calcula uma população estimada maior que 15 mil pessoas.

Concentrando vilarejos e bairros como Tatetos, Capivari, Estrada Municipal, Taquacetuba, IV Centenário, Porto de Areia, Água Limpa, Fazenda Matarazzo, Núcleo Santa Cruz, Curucutu, Chácara Santa Filomena, Sítio Rio Acima e outros, você vai saber como é e como se comporta a região isolada pelas águas e que possui, além das balsas, chácaras, criação de animais, pequena agricultura e diversos locais para pesca. No meio da mata, sobrevive uma nova São Bernardo com ares de interior. A São Bernardo "do Campo".

Entrevistados serão o presidente da Associação Vilas Reunidas, Carlos Alberto Gualberto, e seu irmão Jorge Luís Gualberto. A família se instalou na região em 1967 na região da Estrada do Rio Acima e, desde lá, acompanhou o desenvolvimento recente da região entre balsas.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD, na TV ABCD!

Ao vivo às 19h em http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em www.clubetvabcd.com.br

Blog: www.programabempassado.blogspot.com


Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Nenhum comentário:

Postar um comentário