terça-feira, 16 de novembro de 2010

A vila inglesa do Alto da Serra, no Bem Passado



Local de onde se avista o mar. Assim pode-se traduzir, da maneira mais simples, Paranapiacaba, nome da vila inglesa construída na década de 1860 para acomodar os trabalhadores da São Paulo Railway, empresa britânica responsável pela construção da ferrovia que, saindo do interior paulista, passa pelo nosso Grande ABCD e chega ao litoral.

Falando sobre essa vila histórica, em área pertencente ao município de Santo André e que desde 2001 está sob jurisdição do município, o Programa Bem Passado da última terça-feira (09/11) entrevistou o memorialista Adalberto Dias Almeida, nascido na vila, filho e neto de ferroviários, e a também memorialista Zélia Paralego, uma das fundadoras da ONG SPR-Paranap (Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba, fundada em 1989).

Adalberto se encarregou de, a partir de documentos e datas oficiais, explanar sobre a origem da vila e a construção da ferrovia, que era o principal meio de transporte de cargas durante o auge do café no Brasil. Detalhes importantes da história da vila, que é patrimônio único, e a partir da qual a ferrovia (sistema funicular) descia para o litoral passando por quatro patamares (serra velha) e, após, por cinco patamares (serra nova), passando esta última por onze túneis e dezesseis viadutos. Toda essa tecnologia - para a época - se fazia necessária, visto que a altura de mais de 700m acima do nível do mar obrigava a linha férrea a passar por trechos muito íngremes e perigosos.

Zélia falou sobre o patrimônio ambiental de Paranapiacaba e a necessidade de se preservar a vila, que hoje carece de cuidados. Amante do local, dirigente da SPR-Paranap e proprietária da Hospedaria Os Memorialistas, ela foi por quatro anos e meio responsável pelo Museu Castelo (um dos museus da vila, o outro é o Museu do Funicular), na década de 1980.

Além de também explanar sobre a história de Paranapiacaba, na qual reside desde 1961, Zélia também falou sobre como é possível contatar a ONG e ajudar na preservação nos dias de hoje. A Vila é composta pela parte alta e parte baixa (Vila Martim Smith), possui uma arquitetura diferente em cada uma das partes e é cortada pela linha de trem. Localizada em meio à mata atlântica, possui trilhas, cachoeiras e diversas belezas naturais. Planejada e organizada, tem como trunfo histórico ter possuído o primeiro time de futebol registrado no país (1903) e o primeiro campo com medidas oficiais.

Você pode assistir o programa na íntegra em http://www.clubetvabcd.com.br/

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD
Apresentação: Fábio Silva Gomes, comentários de Sérgio Piola.
Produção: Leandro Giudici e equipe TV ABCD
Ao vivo às terças-feiras, das 19 às 20h, em http://www.tvabcd.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário