terça-feira, 9 de novembro de 2010

Desvendando a Vila de Paranapiacaba, no Bem Passado


O Programa Bem Passado - o melhor pedaço da memória do Grande ABCD - com apresentação de Fábio Silva Gomes, comentários de Sérgio Piola e produção de Leandro Giudici e a TV ABCD, traz nesta terça-feira (09/11) as faces de um dos bens histórico-culturais mais preciosos da região: a Vila de Paranapiacaba.

O século XIX foi marcado por nosso principal produto brasileiro de exportação, o café. Fazia-se necessária uma forma de transporte eficaz e rápida, por isso investiu-se em ferrovias. Transportar a mercadoria, porém, do Porto de Santos a São Paulo e interior, seria difícil, principalmente devido ao grande desnível entre o litoral e o topo da serra. A São Paulo Railway, empresa britânica que administrava o sistema, resolveu então construir um acampamento no Alto da Serra para os trabalhadores daquela grande obra, na década de 1860. Nascia o que hoje é Paranapiacaba.

Detalhes sobre a fundação, parte baixa e parte alta, as funções da vila, sua desocupação, a aquisição pelo município de Santo André, o tombamento e muito mais hoje, às 19h, em www.tvabcd.com.br. Como entrevistados, teremos Zélia Paralego, da SPR-Paranap (Sociedade de Preservação e Resgate de Paranapiacaba) e o memorialista Adalberto Almeida, nascido em Paranapiacaba, filho de ferroviário e amante da vila inglesa.

Zélia é proprietária da Pousada Os Memorialistas, na parte baixa, que recebe turistas dos mais diversos lugares. Adalberto nos mostrará, através de documentos, tudo aquilo que queremos saber sobre um dos pedaços mais ricos - em todos os aspectos - da memória de nosso Grande ABCD.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD, na TV ABCD!


Ao vivo às 19h em www.tvabcd.com.br

Reprises e todos os programas anteriores em www.clubetvabcd.com.br

Blog: www.programabempassado.blogspot.com

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter: www.twitter.com/fabiofamilias

Conheça a SPR-Paranap em www.paranapiacaba-spr.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário