domingo, 24 de outubro de 2010

Voltando à infância com conserto de brinquedos no Bem Passado


O Programa Bem Passado da última terça-feira, com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, fez muitos dos espectadores voltarem à infância. Com Ataris, carrinhos Maximus, bonecas e um acervo fotográfico reunindo desde Aquaplay a Playmobil, passando pelo Lego e por brinquedos de marcas que já nem existem mais, Clóvis Melato e Osvaldo Corvo falaram sobre essa profissão tão encantadora e que perdura por gerações: o conserto de brinquedos.

Clóvis Melato, de Santo André, trabalha com a esposa no Pronto Socorro dos Brinquedos, e conta que tudo surgiu quando ele, ainda na infância, ganhou um brinquedo com defeito e o abriu para consertar. Profissionalmente, no entanto, o comerciante nascido em São Caetano do Sul abriu sua loja em Santo André no ano de 1996, e atualmente trabalha com venda e conserto de brinquedos, especializado em video-games e motos elétricas. Apesar da especialização, Clóvis recebe de tudo em sua loja, além de ser representante da Indústria de Brinquedos Cardoso, que presenteou o programa com alguns produtos, sorteados aos participantes.

Osvaldo Corvo, filho de português, passou a infância no Bairro da Penha, em São Paulo, onde o pai possuía a Indústria de Tubaínas Sagres, que finalizou suas atividades em 1967. Osvaldo contou sobre sua infância em SP e comentou sobre os brinquedos da época, que as próprias crianças faziam. Entrou no ramo dos brinquedos em 1980, trabalhando com o cunhado no Hospital dos Brinquedos, existente até hoje em São Paulo. Criou o ABB - Ambulatório das Bonecas e Brinquedos, em São Bernardo do Campo, no ano de 1987, ao adquirir a loja que já existia e chamava-se Mecânica dos Brinquedos, na Avenida Imperatriz Leopoldina, ao lado da Igreja Santa Filomena.

Colegas de profissão, Clóvis e Osvaldo concordam que a chegada de brinquedos chineses no mercado dificultou o ramo, principalmente no que diz respeito à custo e peças para reposição. Volta e meia aparece um saudosista, um colecionador de brinquedos, mas as crianças (em idade e em espírito) são as que procuram mais quando os serviços. Acham, no entanto, que a profissão não deve acabar, pois, sempre, "onde houver uma criança, haverá um brinquedo".

Houve duas perguntas do dia, uma para ganhar a pizza, outra para ganhar os brinquedos. Na primeira pergunta, onde fica a Avenida São Paulo, em São Bernardo do Campo, a resposta era Bairro Jordanópolis. Na segunda, perguntando qual o modelo de veículo representado no brinquedo do post anterior deste blog, a resposta era Fiat 147.

Nossos agradecimentos, como sempre, vão à Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC - Fone 4121-5005),que nos patrocina com o jantar. Hoje, porém, temos mais algumas empresas a agradecer, e isto entrará agora, em Serviços:

Brinquedos Cardoso - Com 23 anos de existência, está localizada em Itaquera, São Paulo/SP.
Site: www.brinquedoscardoso.com.br
Fone: (11) 2132-9455

Pronto Socorro dos Brinquedos
Avenida Martim Francisco, 467 - Vila Lucinda - Santo André/SP
Fone: (11) 4479-7044

ABB - Ambulatório das Bonecas e Brinquedos
Avenida Imperatriz Leopoldina, 20 -Centro - São Bernardo do Campo/SP
Fone: (11) 4122-1904

Agradecemos também aos espectadores do Programa Bem Passado, David Zamory e Bruno Sansone, que foram saborear uma pizza conosco.








,

Nenhum comentário:

Postar um comentário