terça-feira, 1 de novembro de 2011

O cultivo e o trato de orquídeas no Bem Passado


O Programa Bem Passado desta terça (01/11), das 19 às 20h em www.tvabcd.com.br, com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Aglaupe Grana, falará sobre um hobby presente no Brasil de norte a sul, além de diversos países do mundo: a orquidofilia. Os jornalistas recebem no estúdio, nesta semana, Cleomar Grotti, membro e ex-presidente da Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo, fundada em 1977.

Nascido em São Bernardo do Campo, filho de Antonia Zampieri e Livio Grotti, Cleomar é economista e foi comerciante durante muitos anos na cidade. Começou a se interessar por orquídeas em 2005, quando realizou um curso na capital e começou a conhecer, cultivar e colecionar. Participou de uma exposição em 2006 e logo passou a integrar a Associação Orquidófila de São Bernardo. Hoje, possui cerca de 400 orquídeas. A associação tem 30 membros, alguns com 100, 200 ou até 3000 plantas.

Existem, no mundo, cerca de 35 mil espécies de orquídeas, em todos os continentes, menos na Antártida, sendo uma das maiores famílias herbáceas existentes. Plantas epífitas, hospedam-se na sombra de árvores, tem características próprias e são "eternas", visto que, em condições favoráveis, dão mudas e continuam procriando. Há associações orquidófilas no mundo todo, e seus associados expõem, trocam experiências, realizam e assistem palestras, entre outras atividades. A Associação Orquidófila de São Bernardo do Campo organiza, para os próximos dias 25, 26 e 27 de novembro, na Escola Estadual Fausto Ribeiro de Carvalho (Bairro Paulicéia), uma exposição nacional, em que estarão presentes orquidófilos de diversas cidades, sobretudo dos Estados de São Paulo e Minas Gerais, sendo uma oportunidade para quem deseja conhecer, se aprofundar ou mesmo ingressar no hobby.

A cidade de São Bernardo conta com duas homenagens à planta: a Rua das Orquídeas e o Jardim das Orquídeas.

Assista mais hoje, às 19h, no Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também sua comentarista Aglaupe Grana: www.twitter.com/a_grana

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário