terça-feira, 24 de abril de 2012

Cultura em Mauá, família Vidotto e a vida do deputado Carlos Grana


Hoje, às 19h em www.tvabcd.com.br, Fábio Silva Gomes e Aglaupe Grana recebem, no Programa Bem Passado, Guilherme Primo Vidotto Júnior, filho do ex-vereador por dois mandatos e ex-vice-prefeito de Mauá, Guilherme Primo Vidotto, além do deputado estadual Carlos Grana.

Guilherme Primo Vidotto, o pai, nasceu em Monte Alto-SP, no ano de 1924. Chegou a Mauá em 1939, onde fez sua história social e política. Poeta mais antigo da cidade, é autor do "Poema da Paineira" e do primeiro hino municipal de Mauá. Emancipacionista, lutou pela criação e desenvolvimento da cidade e foi vice-prefeito de 1959 a 1962, na chapa de Élio Bernardi. Teve quatro filhos, sendo um deles Guilherme P. Vidotto Jr., que estará hoje em nosso programa. Júnior nasceu em São Paulo, no Bairro do Ipiranga, mas sempre morou em Mauá. Formado em direito, funcionário público atuante, foi coordenador de cultura da cidade entre 2002 e 2004. Tem dois livros de poesia publicados e é um batalhador pela cultura na cidade de Mauá.


Carlos Grana nasceu na Vila Palmares, em Santo André. Em 1980, ainda estudante do SENAI, em Santo André, iniciou sua militância na Juventude Operária Católica do ABC. Em 1982, organizou o 3º Congresso Nacional de Jovens Trabalhadores. No congresso seguinte, coordenou e organizou a região do ABC, saindo como delegado para o congresso nacional da JOC. Em 1984, houve a formação da chapa para a Diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André. Carlos Grana foi eleito Diretor de Base em Santo André e cumpriu seu primeiro mandato como diretor sindical mais jovem do Brasil.


Eleito ao cargo de diretor executivo, como 2º secretário, e secretário geral no Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André, iniciou um processo de fusão entre os sindicatos de Santo André e São Bernardo do Campo. De 1988 a 1989, foi 2º Tesoureiro da CUT Estadual São Paulo, assumindo a tesouraria durante o mandato. Foi ainda Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de 1993 a 1999, Vice-Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC de 1999 a 2002, Secretário Geral da CUT Nacional de 2000 a 2003 e Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM) da CUT de 2004 a abril de 2007. Foi reeleito presidente da CNM/CUT para a gestão 2007 a 2010. Também foi representante da CUT no Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat). É hoje deputado estadual.

Carlos Grana também ficará para o Programa Quarto Poder Jovem, que se inicia após o Bem Passado, às 20h, com Sérgio Piola.

Tudo isso e muito mais a partir das 19h em www.tvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/

Blog: http://www.programabempassado.blogspot.com/

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=105020724

Perfil: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1633708200488783875

Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também sua comentarista www.twitter.com/a_grana

Projeto Origem das Famílias: www.facebook.com/familiassbc

Facebook do programa: www.facebook.com/programabempassado

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC, Jornal Mais ABCD, Jornal União do ABC, Pizzaria Villare e Pizzaria Bel Mangiare.


Nenhum comentário:

Postar um comentário