segunda-feira, 25 de julho de 2011

Bem Passado recebe Levy Fidelix, o homem do aerotrem!



O Programa Bem Passado da última terça-feira (19/07) recebeu uma figura conhecida nacionalmente. José Levy Fidelix da Cruz, ou simplesmente Levy Fidelix, nasceu a 27/12/1951 em Mutum/MG. Fundador e presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), ficou famoso nacionalmente devido a um de seus projetos mais célebres: o aerotrem. Candidato a presidente da república por duas vezes (1994 e 2010) e outras tantas a governador do Estado de SP, prefeito da capital paulista, deputado, entre outros, Levy é uma figura irreverente, marcada pelo slogan "vem, vem, vem que tem! Levy Fidelix é o homem do aerotrem!".

Nos estúdios da TV ABCD com o jornalista Fábio Silva Gomes e o comentarista Sérgio Piola, Levy falou aos espectadores que já nasceu político, já que "José" e "Levy" são os nomes de seus dois avôs, sendo "José Levy" uma homenagem a eles. Comunicador e falante, Levy foi o primeiro apresentador de um programa de informática na TV brasileira, em meados de 1985, pela TV Bandeirantes e pelo SBT. Para alavancar sua audiência, realizava sorteio de computadores ao vivo, o que na década de 80 era uma grande inovação.

Levy Fidelix foi um dos fundadores do extinto PL, tendo sido candidato pelo partido em 1986 a Deputado Federal. O PRTB surgiu em 1994, a partir da fusão do PTR e do PST, e de movimentos que já se arrastavam desde os tempos da ditadura. À frente do seu tempo, Levy Fidelix sempre propôs ações de governo que, muitos anos depois, passaram a ser usadas de outras maneiras. Hoje parte da base aliada do governo, com um número expressivo de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e dois federais em seu partido, Fidelix vê parte de sua idéia do aerotrem ser usada no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e na própria proposta do trem-bala. Enfatiza, porém, que cada projeto difere um do outro. O empresário e político também falou sobre atualidades e comentou o Brasil atual.

Em todas as vezes que Levy foi candidato a governador ou presidente, esteve no ABC, região na qual aposta grandemente. Junto com seu coordenador regional, Marcos Thomazini, trouxe também para os estúdios Ricardo Fláquer (presidente em Santo André e pai do pré-candidato a prefeito Alexandre Fláquer), Álvaro Malagutti (presidente em Diadema), Roseno Moura (vice-presidente em São Bernardo) e Nelson Valente, morador de São Bernardo do Campo, autor do livro "Jânio Quadros, o Estadista", prefaciado por Levy.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC).

Assista na íntegra este e os programas anteriores em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD.





Nenhum comentário:

Postar um comentário