terça-feira, 12 de julho de 2011

A poesia de cordel e a língua portuguesa no Grande ABCD!


Na última terça-feira, 05/07, o jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola receberam dois nomes de destaque na literatura do Grande ABCD. Manoel Moreira Júnior, o Moreira de Acopiara, um dos mais respeitados poetas populares (literatura de cordel) do país dividiu o cenário com o professor universitário de língua portuguesa Sérgio Simka, autor de vários livros, fundador e coordenador do Grupo de Escritores da UNIABC, o primeiro grupo de escritores acadêmico da região.

Como diz seu próprio pseudônimo, Moreira nasceu em Acopiara, no Ceará, no início dos anos 1960. Ficou com sua mãe a tarefa de alfabetizar a ele a seus irmãos, nove por parte de pai, que casou-se viúvo com a matriarca. Segundo ele, nunca faltaram livros em casa, sobretudo cordel, literatura barata, comercializada em pequenos livretinhos. Chegando em São Paulo nos anos 1980, diretamente para o ABC (morou em São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema), trabalhou como auxiliar de escritório e em churrascarias da região. Como já escrevia cordel desde seus 13 anos, além de outras atividades que tinha, decidiu, em 1990, dedicar-se fortemente à literatura. Tem, hoje, 14 livros publicados e mais de 200 títulos de cordel. Moreira exaltou muito a inteligência dos nordestinos e sua predisposição no humor, na literatura e nas artes em geral.

Proveniente da Lituânia, Vlad Simka chegou ainda pequeno ao Brasil e instalou-se em Mauá, no Grande ABCD. Seu filho Sérgio, nosso entrevistado, confessou que, a princípio, apenas lia os livros obrigatórios da faculdade, "porque eram obrigatórios". O manejo com o idioma, no entanto, transformou-o num leitor inveterado, autor de mais de 30 livros e coordenador de diversas obras sobre literatura, ortografia e gramática. Formado pelo antigo Instituto Senador Fláquer (UniA), atua como professor há muitos anos na UNIABC, dentre outros locais. É encarregado da Casa da Palavra, espaço cultural mantido pela Prefeitura de Santo André. Tem como objetivo fazer com que seus alunos não caiam no erro de "não gostarem de ler". Para isso, suas aulas são dinâmicas e se utilizam da praticidade, aliada à técnica. Pelo volume de comentários do programa, uma receita que deu certo.

Você pode acompanhar o programa na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo - www.belmangiarepizza.com). Visitou-nos o amigo David C. Zamory Adão e acompanhou-nos desde os bastidores a professora Aparecida Simka, esposa do professor Sérgio.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!


Nenhum comentário:

Postar um comentário