domingo, 17 de julho de 2011

Bem Passado traz jornalismo, história e muita ecologia!



O Programa Bem Passado da última terça-feira (12/07) falou sobre diversos temas, englobados num só. Focado na Serra do Mar e em história, trouxe entrevista exclusiva com o jornalista Heródoto Barbeiro, gravada na segunda (11/07) e participação ao vivo do biólogo Radamés Abrantes, um entusiasta da biodiversidade, que já trabalhou em diversos pontos do Brasil.

No primeiro bloco, Heródoto falou sobre sua vida no jornalismo. Mestre em História pela USP, o professor migrou da carreira acadêmica direto para a comunicação, e disse que as duas áreas tem muito a ver. Falou também sobre alguns de seus hobbies que são suas marcas: o primeiro, a Volkswagen Kombi, fiel companheira de Heródoto em todos os lugares. O segundo, seu sítio em Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes (SP), uma reserva ecológica tombada, um paraíso entre a capital e o litoral.

A Kombi de Heródoto, particularmente, rende boas histórias. Tem a ver com sua infância, quando trabalhava como auxiliar de mecânico, e ia de Kombi. Teve várias, uma delas pegou fogo em plena Avenida Paulista, esquina com a Rua Augusta. Sua atual é uma 2008, branca, moderna, com o motor refrigerado a água do VW Fox.

Sobre Taiaçupeba, foi parar no distrito por acaso, a convite de um amigo. Hoje ama a região, e a preserva. Está entre os organizadores do Taia Fest, o Festival de Inverno de Taiaçupeba, que acontecerá nos dois últimos finais de semana do mês de julho.

Já Radamés, biólogo, que esteve ao vivo nos estúdios, falou sobre sua fascinação pela biologia e um pouco de sua carreira. Conhecedor do país de norte a sul, tem especial entusiasmo por nossa Mata Atlântica, presente na região do Grande ABC e na qual conhece muitas trilhas, caminhos e histórias. Falou sobre plantas raras, animais em extinção e suas aventuras. Também sobre o Parque Estadual da Serra do Mar, Paranapiacaba e os encantos que dividem nossa região e a capital do litoral paulista.

No último bloco, Radamés falou sobre um hobby curioso: cultivar, conhecer e degustar pimentas! O biólogo participa de fóruns de pimenteiros e conhece bastante sobre o assunto, tanto que falou sobre espécies da iguaria e suas variedades. Radamés explicou que todas as pimentas são comestíveis, inclusive as ornamentais, além de outras curiosidades.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD, vai ao ar toda terça-feira das 19 às 20h pela TV ABCD, com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola. Assista este e demais programas na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC - www.belmangiarepizza.com)


SERVIÇO

TAIA FEST - Festival de Inverno de Taiaçupeba
Organização: Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT)

Dia 23/07 e 30/07 - Encontro de Cavaleiros

Dia 24/07 - Sérgio Reis se apresenta cantando seus maiores sucessos.

Dia 31/07 - Encontro de Jipeiros e Carros Antigos

Taiaçupeba é um distrito de Mogi das Cruzes-SP. O vilarejo pode ser acessado a partir do km 63 da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98)

Nenhum comentário:

Postar um comentário