segunda-feira, 4 de julho de 2011

Velocidade no Bem Passado

Na foto, Alexandre Flaquer, Sergio Piola, Fábio Silva Gomes e Ricardo Flaquer

No Programa Bem Passado da última terça-feira (27/06), infelizmente, não pudemos contar com a presença do colecionador e curador do CCTT, Paulo Loco, devido a atrasos no traslado de 12 veículos do evento de Águas de Lindóia-SP para a capital paulista. No entanto, conforme compromisso firmado com nossos espectadores, o tema do programa foi mantido: velocidade! Entrevistamos o piloto Ricardo Simon Fláquer, de Santo André, e Luiz Carlos Lozano, nascido em São Caetano do Sul e morador de Santo André, incentivador de campeonatos e piloto de kart.

Ex-funcionário de uma multinacional em São Paulo, Flaquer começou no automobilismo vendo outras pessoas praticarem o esporte, em 1984. Ele trabalhava próximo ao Autódromo de Interlagos (José Carlos Pace) e inscreveu-se no curso de pilotagem Expedito Marazzi, referência até os dias de hoje. Ele e mais dois primos que se interessaram pelo hobby começaram, na época, a correr de fusca. Um fato interessante é que, para disputar uma corrida, compraram três fuscas 1600, um de cada cor, e não tiveram tempo para pintar os carros. A opção então foi inverter paralamas, tampas de motor e capôs. Os carros foram apelidados de "três porquinhos". Fora os fuscas, Flaquer correu também com um Passat e com protótipos Aldi, feitos em fibra de vidro.

Lozano é apreciador da velocidade desde seus 18 anos, nos anos 70. Em 1978, começou a correr com um DKW. Incentivou e participou de diversas corridas até que, em 1990, adquiriu o kart de um amigo e passou a levar o filho para brincar no Parque do Pedroso, em Santo André. Viu que, além de o menino correr bem, poderia ser interessante incluir o esporte nas atividades da região e passou a dedicar-se ao kart, inclusive correndo também. Sendo assim, organizou diversas provas (circuito de rua) em várias cidades do ABC. Participou, na década de 80, dos primeiros rumores para a criação do Museu do Automóvel em São Bernardo do Campo.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo-SP). Estiveram presentes os amigos Helio Ribeiro da Silva Filho, Alexandre Nero Flaquer (filho de Ricardo) e Raquel Ruy.

O programa pode ser conferido na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD


Nenhum comentário:

Postar um comentário