domingo, 31 de julho de 2011

Os derivados (e destilados) da cana no Bem Passado!


O Programa Bem Passado da última terça-feira (26/07), com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, falou sobre um produto genuinamente brasileiro: a cachaça! Além dela, também foram protagonistas do programa outros produtos derivados da cana, produzidos pela Cachaçaria Cardoso, em Ribeirão Pires-SP. O entrevistado é o terceiro integrante da família a produzir bebidas: Delto Cardoso, neto do precursor Antonio Cardoso, oriundo de São Geraldo-MG.

Delto falou sobre o processo de moagem da cana e destilação da cachaça, das diferenças entre os aguardentes conhecidos e sobre a manufatura da pinga artesanal, sem resíduos nocivos ao meio ambiente. Também falou sobre as famosas "pingas de frase', cujos rótulos bem humorados são muito comuns no nordeste. Apresentou o licor de cana, uma bebida mais doce, e falou sobre variedades como a "cana crioula" e as cachaças saborizadas que comercializa em sua loja e alambique, no Bairro Ouro Fino Paulista, em Ribeirão Pires, onde mantém comércio há dez anos, na área de uma antiga granja.

O apresentador, seu comentarista e convidado terminaram o programa com um brinde, e experimentaram no ar a cachaça de alambique envelhecida no carvalho, produzida no único alambique do Grande ABC. Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - B. Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo-SP).

Você pode conferir o programa na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!



segunda-feira, 25 de julho de 2011

Aguardente, pinga, cachaça! Os destilados da cana no Bem Passado


No Programa Bem Passado desta terça-feira (26/07), às 19h na TV ABCD (www.tvabcd.com.br), o jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, entrevista Delto Cardoso, da Cachaçaria Cardoso, em Ribeirão Pires-SP. O assunto não podia ser diferente: aguardente, pinga, cachaça, os destilados da cana!

Estabelecido com comércio em Ribeirão Pires há 10 anos - sendo há sete a cachaçaria - Delto faz parte de uma família que há três gerações fabrica pinga artesanal. Seu avô Antonio Cardoso, da cidade de São Geraldo-MG, foi o precursor. De uns tempos pra cá, já morando no ABC há vários anos, Delto resolveu seguir a tradição do avô e montar a cachaçaria em Ribeirão Pires, numa antiga chácara em Ouro Fino Paulista, às margens da Rodovia Índio Tibiriçá. Ali, instalou um alambique de cachaça 100% orgânica, que não deixa resíduos no meio ambiente. O alambique é apenas um piloto. A maior parte da produção ainda vem das terras de sua família, em Minas Gerais.

No espaço, Delto possui uma verdadeira coleção de aguardentes, de diversos lugares do país e do mundo, com os nomes mais inusitados possíveis, além daquelas que produz. Também dispõe de produtos como licor de cana, cachaças saborizadas, vinhos artesanais e suco de uva. Vai contar a história de sua família, além de explicar as diferenças entre os destilados e seus processos de fabricação.


Programa Bem Passado é o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Bem Passado recebe Levy Fidelix, o homem do aerotrem!



O Programa Bem Passado da última terça-feira (19/07) recebeu uma figura conhecida nacionalmente. José Levy Fidelix da Cruz, ou simplesmente Levy Fidelix, nasceu a 27/12/1951 em Mutum/MG. Fundador e presidente do PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), ficou famoso nacionalmente devido a um de seus projetos mais célebres: o aerotrem. Candidato a presidente da república por duas vezes (1994 e 2010) e outras tantas a governador do Estado de SP, prefeito da capital paulista, deputado, entre outros, Levy é uma figura irreverente, marcada pelo slogan "vem, vem, vem que tem! Levy Fidelix é o homem do aerotrem!".

Nos estúdios da TV ABCD com o jornalista Fábio Silva Gomes e o comentarista Sérgio Piola, Levy falou aos espectadores que já nasceu político, já que "José" e "Levy" são os nomes de seus dois avôs, sendo "José Levy" uma homenagem a eles. Comunicador e falante, Levy foi o primeiro apresentador de um programa de informática na TV brasileira, em meados de 1985, pela TV Bandeirantes e pelo SBT. Para alavancar sua audiência, realizava sorteio de computadores ao vivo, o que na década de 80 era uma grande inovação.

Levy Fidelix foi um dos fundadores do extinto PL, tendo sido candidato pelo partido em 1986 a Deputado Federal. O PRTB surgiu em 1994, a partir da fusão do PTR e do PST, e de movimentos que já se arrastavam desde os tempos da ditadura. À frente do seu tempo, Levy Fidelix sempre propôs ações de governo que, muitos anos depois, passaram a ser usadas de outras maneiras. Hoje parte da base aliada do governo, com um número expressivo de vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, deputados estaduais e dois federais em seu partido, Fidelix vê parte de sua idéia do aerotrem ser usada no VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e na própria proposta do trem-bala. Enfatiza, porém, que cada projeto difere um do outro. O empresário e político também falou sobre atualidades e comentou o Brasil atual.

Em todas as vezes que Levy foi candidato a governador ou presidente, esteve no ABC, região na qual aposta grandemente. Junto com seu coordenador regional, Marcos Thomazini, trouxe também para os estúdios Ricardo Fláquer (presidente em Santo André e pai do pré-candidato a prefeito Alexandre Fláquer), Álvaro Malagutti (presidente em Diadema), Roseno Moura (vice-presidente em São Bernardo) e Nelson Valente, morador de São Bernardo do Campo, autor do livro "Jânio Quadros, o Estadista", prefaciado por Levy.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC).

Assista na íntegra este e os programas anteriores em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD.





domingo, 17 de julho de 2011

"Vem, vem, vem que tem! Levy Fidelix é o homem do aerotrem!"


O Programa Bem Passado desta terça-feira, 19/07, traz ao ar seu terceiro candidato a Presidente da República! Depois de entrevistar Plínio de Arruda Sampaio e José Maria Eymael, o jornalista Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, entrevista Levy Fidelix, o homem do aerotrem! A entrevista exclusiva ao vivo poderá ser vista às 19h em www.tvabcd.com.br .

José Levy Fidelix da Cruz nasceu em Mutum/MG, a 27/12/1951. Foi o primeiro apresentador de um programa de informática na TV brasileira, pela TV Bandeirantes e SBT (1984 e 1985). Esteve entre os fundadores do PL, pelo qual se candidatou em 1986 a Deputado Federal por SP. Fundou o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) entre 1992 e 1994. Foi candidato a Presidente da República em 1994 e 2010, além de ter pleiteado o cargo de Governador do Estado de São Paulo e prefeito da capital, entre outros cargos. Professor universitário de Marketing, escreveu para diversos jornais e revistas, algumas das quais foi fundador. Ficou famoso pelo seu 'Aerotrem', presente em todas as campanhas, mas possui diversos outros projetos em seu plano de governo.

Levy lutou e foi vitorioso contra a cláusula de barreira, que excluiria os pequenos partidos das disputas eleitorais. Conheça seus projetos, ações, história e curiosidades em nosso Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD, em mais uma edição especial de âmbito nacional.


Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br



Bem Passado traz jornalismo, história e muita ecologia!



O Programa Bem Passado da última terça-feira (12/07) falou sobre diversos temas, englobados num só. Focado na Serra do Mar e em história, trouxe entrevista exclusiva com o jornalista Heródoto Barbeiro, gravada na segunda (11/07) e participação ao vivo do biólogo Radamés Abrantes, um entusiasta da biodiversidade, que já trabalhou em diversos pontos do Brasil.

No primeiro bloco, Heródoto falou sobre sua vida no jornalismo. Mestre em História pela USP, o professor migrou da carreira acadêmica direto para a comunicação, e disse que as duas áreas tem muito a ver. Falou também sobre alguns de seus hobbies que são suas marcas: o primeiro, a Volkswagen Kombi, fiel companheira de Heródoto em todos os lugares. O segundo, seu sítio em Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes (SP), uma reserva ecológica tombada, um paraíso entre a capital e o litoral.

A Kombi de Heródoto, particularmente, rende boas histórias. Tem a ver com sua infância, quando trabalhava como auxiliar de mecânico, e ia de Kombi. Teve várias, uma delas pegou fogo em plena Avenida Paulista, esquina com a Rua Augusta. Sua atual é uma 2008, branca, moderna, com o motor refrigerado a água do VW Fox.

Sobre Taiaçupeba, foi parar no distrito por acaso, a convite de um amigo. Hoje ama a região, e a preserva. Está entre os organizadores do Taia Fest, o Festival de Inverno de Taiaçupeba, que acontecerá nos dois últimos finais de semana do mês de julho.

Já Radamés, biólogo, que esteve ao vivo nos estúdios, falou sobre sua fascinação pela biologia e um pouco de sua carreira. Conhecedor do país de norte a sul, tem especial entusiasmo por nossa Mata Atlântica, presente na região do Grande ABC e na qual conhece muitas trilhas, caminhos e histórias. Falou sobre plantas raras, animais em extinção e suas aventuras. Também sobre o Parque Estadual da Serra do Mar, Paranapiacaba e os encantos que dividem nossa região e a capital do litoral paulista.

No último bloco, Radamés falou sobre um hobby curioso: cultivar, conhecer e degustar pimentas! O biólogo participa de fóruns de pimenteiros e conhece bastante sobre o assunto, tanto que falou sobre espécies da iguaria e suas variedades. Radamés explicou que todas as pimentas são comestíveis, inclusive as ornamentais, além de outras curiosidades.

Programa Bem Passado, o melhor pedaço da memória do Grande ABCD, vai ao ar toda terça-feira das 19 às 20h pela TV ABCD, com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola. Assista este e demais programas na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - SBC - www.belmangiarepizza.com)


SERVIÇO

TAIA FEST - Festival de Inverno de Taiaçupeba
Organização: Sociedade Ambiental de Taiaçupeba (SAT)

Dia 23/07 e 30/07 - Encontro de Cavaleiros

Dia 24/07 - Sérgio Reis se apresenta cantando seus maiores sucessos.

Dia 31/07 - Encontro de Jipeiros e Carros Antigos

Taiaçupeba é um distrito de Mogi das Cruzes-SP. O vilarejo pode ser acessado a partir do km 63 da Rodovia Mogi-Bertioga (SP-98)

terça-feira, 12 de julho de 2011

Jornalismo, biologia e meio ambiente no Bem Passado!

Programa de hoje falará desde história a tipos de pimenta!



O Programa Bem Passado desta terça-feira (12/07), com apresentação de Fábio Silva Gomes e comentários de Sérgio Piola, às 19h em www.tvabcd.com.br, traz entrevista exclusiva com o mestre em história e jornalista Heródoto Barbeiro, hoje atuando na rede Record News. A entrevista foi gravada nesta segunda-feira e será exibida no primeiro bloco do programa. No segundo e terceiro blocos, será entrevistado ao vivo o biólogo Radamés Abrantes, de São Bernardo do Campo, pegando o gancho de Taiaçupeba, distrito de Mogi das Cruzes (SP) onde Heródoto possui uma reserva ambiental.

Heródoto iniciou na TV na década de 1970, na TV Gazeta. Passou também pela TV Cultura, Rádio Joven Pan e participou da fundação da Rádio CBN, onde ficou por muitos anos. Formado em história pela USP (licenciatura, pós-graduação e mestrado), é também formado em Direito e jornalismo. Dentre suas marcas, que o tornam uma figura muito peculiar, estão uma reserva ambiental que possui em Taiaçupeba (Mogi das Cruzes-SP), da qual sempre fala com muito carinho e que será citada na entrevista, e sua Volkswagen Kombi, carro de uso, modelo que marcou sua vida desde sua juventude. Além de falar sobre jornalismo e seus hobbies, Heródoto também convida a todos para a Taia Fest, o festival de inverno de Taiaçupeba, que ocorrerá no final do mês de julho.

Radamés Abrantes, biólogo, é um apaixonado pela região de Mata Atlântica que circunda o Grande ABC.Entusiasta das trilhas e grande conhecedor de caminhos, vem falar sobre a Serra do Mar no gancho de Heródoto sobre Taiaçupeba. Dos rios e cachoeiras escondidas, das linhas coloniais do velho Rio Grande e dos caminhos de Paranapiacaba, todos percorridos a pé ou de bicicleta, ele contará suas aventuras e falará sobre a serra hoje: preservação, esporte, curiosidades. Discorrerá também sobre um assunto inusitado: tipos de pimenta! Radamés faz parte de comunidades e fóruns de pimenteiros, por ser um amante da especiaria. É a vida em contato com a natureza, bem pertinho da capital, no nosso Programa Bem Passado de hoje!


Programa Bem Passado é o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

A poesia de cordel e a língua portuguesa no Grande ABCD!


Na última terça-feira, 05/07, o jornalista Fábio Silva Gomes e seu comentarista Sérgio Piola receberam dois nomes de destaque na literatura do Grande ABCD. Manoel Moreira Júnior, o Moreira de Acopiara, um dos mais respeitados poetas populares (literatura de cordel) do país dividiu o cenário com o professor universitário de língua portuguesa Sérgio Simka, autor de vários livros, fundador e coordenador do Grupo de Escritores da UNIABC, o primeiro grupo de escritores acadêmico da região.

Como diz seu próprio pseudônimo, Moreira nasceu em Acopiara, no Ceará, no início dos anos 1960. Ficou com sua mãe a tarefa de alfabetizar a ele a seus irmãos, nove por parte de pai, que casou-se viúvo com a matriarca. Segundo ele, nunca faltaram livros em casa, sobretudo cordel, literatura barata, comercializada em pequenos livretinhos. Chegando em São Paulo nos anos 1980, diretamente para o ABC (morou em São Bernardo do Campo, Santo André e Diadema), trabalhou como auxiliar de escritório e em churrascarias da região. Como já escrevia cordel desde seus 13 anos, além de outras atividades que tinha, decidiu, em 1990, dedicar-se fortemente à literatura. Tem, hoje, 14 livros publicados e mais de 200 títulos de cordel. Moreira exaltou muito a inteligência dos nordestinos e sua predisposição no humor, na literatura e nas artes em geral.

Proveniente da Lituânia, Vlad Simka chegou ainda pequeno ao Brasil e instalou-se em Mauá, no Grande ABCD. Seu filho Sérgio, nosso entrevistado, confessou que, a princípio, apenas lia os livros obrigatórios da faculdade, "porque eram obrigatórios". O manejo com o idioma, no entanto, transformou-o num leitor inveterado, autor de mais de 30 livros e coordenador de diversas obras sobre literatura, ortografia e gramática. Formado pelo antigo Instituto Senador Fláquer (UniA), atua como professor há muitos anos na UNIABC, dentre outros locais. É encarregado da Casa da Palavra, espaço cultural mantido pela Prefeitura de Santo André. Tem como objetivo fazer com que seus alunos não caiam no erro de "não gostarem de ler". Para isso, suas aulas são dinâmicas e se utilizam da praticidade, aliada à técnica. Pelo volume de comentários do programa, uma receita que deu certo.

Você pode acompanhar o programa na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo - www.belmangiarepizza.com). Visitou-nos o amigo David C. Zamory Adão e acompanhou-nos desde os bastidores a professora Aparecida Simka, esposa do professor Sérgio.

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD!


segunda-feira, 4 de julho de 2011

No Bem Passado desta semana, literatura, língua portuguesa e cordel!


Apresentado por Fábio Silva Gomes, com comentários de Sérgio Piola, às 19h em www.tvabcd.com.br, o Programa Bem Passado desta terça-feira (05/07) fala sobre literatura, língua portuguesa e cordel! Nos estúdios da TV ABCD, serão entrevistados o poeta e cordelista Manoel Moreira Júnior, o Moreira de Acopiara, e Sérgio Simka, professor universitário de língua portuguesa e coordenador do grupo de escritores da UniABC.

Residente em Diadema, Moreira nasceu na cidade de Acopiara, sertão central do Estado do Ceará, em 23 de julho de 1961. Chegou ao Grande ABC em 1983, residindo também nas cidades de São Bernardo do Campo e Santo André. Foi auxiliar de escritório e trabalhou em churrascarias da região até que, por volta de 1990, decidiu dedicar-se totalmente à literatura. Tem 14 livros publicados - um deles aprovado pelo MEC para ser usado nas escolas - e mais de 200 títulos de cordel. Ministra palestras em todo o Brasil.

Sérgio Simka é professor da UniABC, onde coordena o Grupo de Escritores, do qual também foi fundador. Com uma série de livros publicados sobre ortografia e gramática (uso de acentos, pontuação e crases), e também na área de literatura, é uma das referências no idioma na região do Grande ABCD. Foi responsável pela revisão dos livros da série Origem das Famílias de São Bernardo do Campo.

Você pode acompanhar ao vivo, enviar suas perguntas e comentários. Programa Bem Passado é o melhor pedaço da memória do Grande ABCD!

Ao vivo às 19h na TV ABCD - http://www.tvabcd.com.br/

Reprises e todos os programas anteriores em http://www.clubetvabcd.com.br/




Sigam o apresentador no twitter e facebook: www.twitter.com/fabiofamilias  / www.facebook.com/fabiofamilias

Sigam também seu comentarista www.twitter.com/sergiopiola

Contamos com o apoio do Portal Guia ABC - www.portalguiaabc.com.br

Velocidade no Bem Passado

Na foto, Alexandre Flaquer, Sergio Piola, Fábio Silva Gomes e Ricardo Flaquer

No Programa Bem Passado da última terça-feira (27/06), infelizmente, não pudemos contar com a presença do colecionador e curador do CCTT, Paulo Loco, devido a atrasos no traslado de 12 veículos do evento de Águas de Lindóia-SP para a capital paulista. No entanto, conforme compromisso firmado com nossos espectadores, o tema do programa foi mantido: velocidade! Entrevistamos o piloto Ricardo Simon Fláquer, de Santo André, e Luiz Carlos Lozano, nascido em São Caetano do Sul e morador de Santo André, incentivador de campeonatos e piloto de kart.

Ex-funcionário de uma multinacional em São Paulo, Flaquer começou no automobilismo vendo outras pessoas praticarem o esporte, em 1984. Ele trabalhava próximo ao Autódromo de Interlagos (José Carlos Pace) e inscreveu-se no curso de pilotagem Expedito Marazzi, referência até os dias de hoje. Ele e mais dois primos que se interessaram pelo hobby começaram, na época, a correr de fusca. Um fato interessante é que, para disputar uma corrida, compraram três fuscas 1600, um de cada cor, e não tiveram tempo para pintar os carros. A opção então foi inverter paralamas, tampas de motor e capôs. Os carros foram apelidados de "três porquinhos". Fora os fuscas, Flaquer correu também com um Passat e com protótipos Aldi, feitos em fibra de vidro.

Lozano é apreciador da velocidade desde seus 18 anos, nos anos 70. Em 1978, começou a correr com um DKW. Incentivou e participou de diversas corridas até que, em 1990, adquiriu o kart de um amigo e passou a levar o filho para brincar no Parque do Pedroso, em Santo André. Viu que, além de o menino correr bem, poderia ser interessante incluir o esporte nas atividades da região e passou a dedicar-se ao kart, inclusive correndo também. Sendo assim, organizou diversas provas (circuito de rua) em várias cidades do ABC. Participou, na década de 80, dos primeiros rumores para a criação do Museu do Automóvel em São Bernardo do Campo.

Ao final, todos foram para a Pizzaria Bel Mangiare (Av. Paulo Afonso, 136 - Nova Petrópolis - São Bernardo do Campo-SP). Estiveram presentes os amigos Helio Ribeiro da Silva Filho, Alexandre Nero Flaquer (filho de Ricardo) e Raquel Ruy.

O programa pode ser conferido na íntegra em www.clubetvabcd.com.br

Programa Bem Passado - O melhor pedaço da memória do Grande ABCD